Cidades

Enem 2020: Cerca de 8 mil alunos da rede estadual podem se inscrever

Inscrições podem ser realizadas pelo site do Inep, até dia 22 de maio.


A rede estadual de ensino do Amapá possui cerca de 8 mil estudantes em fase de conclusão que podem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020). As inscrições seguem até dia 22 de maio.48

Os candidatos precisam preencher um formulário com dados pessoais e sobre o processo do exame na Página do Enem, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Veja aqui o edital da prova

O Inep está criando estratégias para que os alunos não sejam prejudicados, por isso as inscrições seguem o cronograma estabelecido. Podem participar estudantes que estejam concluindo o ensino médio e também quem já concluiu.

O Exame Nacional do Ensino Médio é a forma de ingresso de estudantes nas universidades públicas e privadas do país e tem também o objetivo de é avaliar o desempenho educacional no fim do período escolar.

Isenção de taxa de inscrição

Como forma de dar acesso para mais estudantes realizarem as provas, o Inep propôs gratuidade na taxa de inscrição deste ano, os candidatos que se encaixem nos perfis estabelecidos no edital serão beneficiados automaticamente, mesmo que o estudante não tenha feito pedido de isenção ele poderá ser beneficiado

A gratuidade também vale para quem realizou o pedido de isenção no ano anterior e não compareceram as provas.

Aplicação da prova

O exame poderá ser feito forma tradicional, com cadernos impressos. Este modelo tem previsão de acontecer entre 1° e 8 de novembro.

No primeiro dia serão aplicadas as provas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação. Já no segundo, é a vez das provas Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Além da redação, o exame segue o mesmo padrão dos anos anteriores, quatro provas objetivas cada uma com 45 questões.

Enem digital

A novidade deste ano é o Enem Digital. Candidatos de 15 capitais poderão optar em fazer as provas através de computadores. O exame acontecerá através de uma plataforma elaborada pelo Inep e disponibilizada para regiões que possuem suporte para receber este modelo de atividade, seguindo dados apontados pelo Censo Escolar.

O projeto de implementação do Enem digital vai para aplicação piloto este ano e se entende até 2025. O Inep garante atender 50 mil candidatos com esse modelo de prova e a meta é que para 2026 o exame nacional seja realizado somente no formato digital.


Deixe seu comentário


Publicidade