Cidades
Ericlaudio diz que criação da Polícia Penal faz justiça aos agentes prisionais
PEC, que foi aprovada em 1º turno nessa quarta-feira no Senado, insere os agentes prisionais no sistema de segurança pública nos níveis federal, estadual e distrital, além de atribuir poder de polícia à categoria

O secretário de justiça e Segurança Pública (Sejusp) Ericláudio Alencar, elogiou na manhã desta quinta-feira (14) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9) a aprovação em 1º turno no Senado a PEC (Proposta de Emenda à Constituição que cria a Polícia Penal. A proposta, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PMDB-PB) atribui poder de polícia aos agentes prisionais e insere a categoria no sistema de segurança pública nacional nos níveis federal, estadual e distrital, equiparando-a às polícias federal, rodoviária federal, militar e civil e ao Corpo de Bombeiro Militar (CBM).
“Na pratica significa que os agentes prisionais também passarão a integrar o sistema de segurança; na realidade eles nem poderiam usar arma, apesar de exercerem uma atividade de alto risco, tanto que no Amapá organizações criminosas determinaram a morte de agentes prisionais no país. Aqui temos trabalhado muito para protegê-los, dando muito apoio ao sistema prisional, e essa proposta faz justiça à categoria, por isso a luta é de todo o sistema. Com a aprovação da PEC eles terão atribuição de poder de policia tanto dentro como fora do sistema prisional. No Amapá, graças ao empenho do governador Waldez Góes, eles estão preparados para a ampliação de suas prerrogativas”.
Deixe seu comentário
Publicidade
