Cidades

Escola de gestão compartilhada se torna referência no Enem

Escola de Gestão Compartilhada Militar Antônio Messias apresenta números superiores à média estadual em matemática e em redação.


A Escola de Gestão Compartilhada Militar Antônio Messias carrega boas expectativas para os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. A perspectiva positiva vem dos dados dos últimos dois anos (2017 e 2018), em que a instituição apresentou médias crescentes nas matérias de redação e matemática, e, também, no desempenho geral.

Em dados, a instituição escolar apresenta números superiores à média estadual em matemática e em redação, maiores, inclusive, que a nota nacional, em relação às escolas públicas. Os bons resultados no Enem surgiram após a implantação da gestão compartilhada entre Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Polícia Militar do Amapá (PM/AP), apontam as estatísticas.

Em matemática e suas tecnologias, a escola obteve 508,6 pontos, enquanto a média do Estado do Amapá foi de 505,1 pontos. Na avaliação dos resultados da redação, a instituição se destacou alcançando média de 541,8 pontos, sendo a maior do estado, na comparação com a média das escolas públicas e privadas. A média nacional das escolas públicas na prova de redação foi de 488,9 pontos.

De acordo com o diretor da escola, Kledson Barbosa, a instituição passou a realizar um trabalho na base, com a realização, a cada bimestre, de um provão nos moldes do Enem. A partir do 9º ano do ensino fundamental, os alunos realizam a prova de redação.

“Esta metodologia faz com que os alunos consigam desenvolver as habilidades necessárias para a realização de qualquer teste ou exame escolar”, destacou.

Na disciplina de matemática, os bons resultados também são provenientes de métodos implantados recentemente. Na escola, todos os professores da disciplina de matemática planejam juntos os conteúdos e focam nos pré-requisitos das séries do fundamental para garantir melhor aprendizado nas séries do ensino médio. Recentemente, através de esforços da comunidade escolar, a instituição adquiriu um laboratório de matemática que será utilizado a partir do ano letivo de 2020.

Desde 2017, a escola proporciona aos estudantes da 3ª série aulas específicas aos finais de semana para a realização do Enem. O resultado foi tão positivo, que, em 2017, a Antônio Messias aprovou 11 alunos para cursar a graduação nas instituições públicas. Em 2018, a escola conseguiu aprovar 27 estudantes. Outro destaque foi a melhoria na qualidade do ensino, fazendo com que a escola saísse da posição 50ª para a 6ª colocação no ranking das escolas públicas do Amapá. Em 2018, a instituição passou a ocupar a 7ª posição.

Para 2019, a expectativa é muito grande devido o trabalho que está sendo realizado na escola. “Estamos muito esperançosos e na torcida para que os alunos tenham bons resultados e consigam ingressar no ensino superior”, reforçou o diretor.


Deixe seu comentário


Publicidade