Cidades

Escola ganha sala do Núcleo de Práticas Restaurativas do Tjap

A escola inaugurou o Núcleo de Práticas Restaurativas para atender os mais de 400 alunos distribuídos no Ensino Fundamental I e II da unidade. A solenidade contou com apresentações culturais e entrega de certificados aos facilitadores engajados na proposta.


Na solução de conflitos e na promoção da paz no ambiente escolar, os alunos da Escola Estadual Darcy Ribeiro, localizada na zona Norte da capital, agora contam com um espaço dedicado a solucionar as adversidades.

Nesta sexta-feira, 7, Nesta sexta-feira, 7, a escola inaugurou o Núcleo de Práticas Restaurativas para atender os mais de 400 alunos distribuídos no Ensino Fundamental I e II da unidade. A solenidade contou com apresentações culturais e entrega de certificados aos facilitadores engajados na proposta.

O Núcleo conta com facilitadores e mediadores que conduzem encontros em um espaço destinado à solução de conflitos. Nele, o diálogo aberto e sincero cria uma comunicação eficiente para que os envolvidos reflitam e alcancem a melhor forma de solucionar as diferenças. A privacidade dos casos é garantida no atendimento.

A estudante Dawane Barbosa, de 14 anos, matriculada na 7ª série, acredita que a iniciativa vai melhorar o relacionamento entre os alunos, além de estimular o respeito e a tolerância na sala de aula.

A professora Maria Bernadeth Palmeira atua na escola há cinco anos. Ela será uma das mediadoras do núcleo e está otimista com o trabalho a ser desenvolvido. “O Núcleo de Práticas Restaurativas é uma forma de estabelecer o diálogo como a melhor ferramenta para resolver as diferenças”, afirmou.

Para o secretário em exercício de Educação, Sebastião Magalhães, a proposta também incentiva as pessoas a conviverem melhor em uma sociedade justa e equilibrada, respeitando, assim, os direitos e deveres de cada indivíduo.

O Núcleo de Práticas Restaurativas é realizado em parceria entre Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude – CAOP-IJE, Secretaria de Estado da Educação (Seed), Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) e Prefeitura Municipal de Macapá (PMM).

Ao todo, 50 instituições de ensino terão núcleos implantados em 2016. As escolas estaduais Coaracy Nunes e Lucimar Amoras Del Castillo receberão o projeto ainda este mês.


Deixe seu comentário


Publicidade