Cidades

Escola Municipal Mundo da Criança promove evento alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Programação acontece até 25 de setembro e conta com capacitação de professores, dança com a  bailarina Brenda Ulisses, palestras com atletas paraolímpicos e atividades lúdicas


 

No dia 21 de setembro, celebra-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído em 2005 pela Lei Federal nº 11.133. Porém, a data é comemorada desde 1982, por iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência (MDPD). Com o objetivo de dar visibilidade e trazer conhecimento sobre a data, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Mundo da Criança realizou, nesta segunda-feira (22), uma apresentação com a bailarina Brenda Ulisses. A jovem dançarina é cadeirante, mas essa não é uma limitação para ela, que dançou e encantou os alunos, emocionando os presentes com a leveza de sua dança.

 

 

“Eu sou uma prova viva de que milagres existem. Quando nasci, os médicos disseram que eu não passaria dos 15 anos. Mas Deus tinha outros planos para mim. Hoje tenho 25 anos. Nasci com paralisia cerebral, não ando e dependo da cadeira de rodas para me locomover. Para muitos, isso poderia ser motivo de tristeza, mas eu escolhi enxergar a vida de outra forma. Eu escolhi ser feliz”, enfatizou a dançarina.

 

A coordenadora do projeto, Paula Cabral, que é professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), explicou que a apresentação é uma das atividades do projeto Cores da Inclusão, que iniciou no sábado (20) e segue até a quinta-feira (25), nos turnos da manhã e tarde.

 

 

“A programação conta com formação de professores no Plano Educacional Individualizado, dançarinos do projeto Enxergando Através da Dança, participação de atletas paraolímpicos e atividades regulares em sala de aula. Tudo isso, para conscientizar os alunos sobre valores e respeito às pessoas com deficiência”, destacou a coordenadora.

 

De acordo com Alana Gomes, diretora da EMEI Mundo da Criança, a escola possui falou da importância do projeto na escola.

 

“Esta iniciativa reforça a luta permanente para conscientizar a sociedade no combate à discriminação e o preconceito em relação às pessoas com deficiência, e promovendo a inclusão. É muito importante que esta pauta seja trabalhada com as crianças, desde a infância”, evidenciou a diretora.

 

 

Sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, é uma data que marca a construção de mobilizações para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência, conscientização da luta anti-capacitista e celebração destes movimentos. A luta pelos direitos humanos da Pessoa com Deficiência é histórica e tem seu grande marco em 1948 com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 


Deixe seu comentário


Publicidade