Escola Nazaré Rodrigues é entregue reformada para mais de 600 alunos, em Laranjal do Jari
Unidade passou por reforma total e ampliação com a construção de uma nova quadra. Esta é a 10ª escola entregue em um ano e sete meses de gestão
Priorizando mais conforto e ampliação dos espaços educacionais por todo o estado, o Governo do Amapá entregou na manhã desta segunda-feira, 5, a reforma e ampliação da Escola Estadual Prof.ª Maria de Nazaré da Silva, no bairro Agreste, em Laranjal do Jari. O novo prédio possui 14 salas de aula para comportar até 644 alunos em dois turnos.
A nova escola foi completamente reformada e ampliada com uma nova quadra poliesportiva, espaços pedagógicos, administrativos e laboratórios. Além disso, recebeu a primeira sala de acolhimento do Programa “Crescendo Juntos” no sul do estado. É a 10ª escola entregue pelo Governo do Amapá em um ano e sete meses.
Com 10 anos dedicados ao trabalho na Escola Nazaré, o pedagogo Mario Antônio Pinto Gomes, de 47 anos, define o novo prédio como muito mais acolhedor e confortável para recepcionar os estudantes e o corpo docente.
“Sempre fomos uma escola de grande porte, mas sofríamos com a estrutura antiga que já estava deteriorada. Essa nova escola está maravilhosa e com uma estrutura impecável. Dá orgulho de ver e trabalhar aqui”, destacou Gomes.
Atualmente, a escola atende mais de 600 estudantes do Ensino Fundamental II, do 6° ao 9° ano, Ensino Fundamental EJA – Anos Finais 3ª e 4ª etapas e Ensino Médio – Educação de Jovens e Adultos (EJA) – 1ª e 2ª Etapas. Antes da entrega, a unidade de ensino funcionava em um prédio alugado. Totalmente reconstruída, o espaço teve investimentos superiores a R$ 7 milhões, com parte do Tesouro Estadual e R$ 2,5 milhões financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“Esta obra irá garantir mais coforto e qualidade de ensino para toda a comunidade escolar do município de Laranjal do Jari. Cumprimos com nossa missão em melhorar a estrutura física das escolas e dar melhores condições para alunos e professores”, celebrou o governador do Amapá, Clécio Luís.
Esta é a 10ª escola entregue pelo Governo do Amapá. Ainda em agosto, mais de 1,2 mil estudantes de Macapá receberam a Escola Estadual Augusto dos Anjos totalmente revitalizada, em Macapá. Outras entregas já beneficiaram alunos e professores de Oiapoque, Santana, Porto Grande e Macapá.
Segundo a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, a unidade aumenta a sua capacidade técnica com mais qualidade e tendo a primeira sala de acolhimento do Programa Crescendo Juntos do sul do Amapá.
“Além do novo prédio, entregamos ao jarilenses uma sala de acolhimento para as alunas que não possuem suporte para seus filhos, para que venham à escola e deixem as crianças na sala de acolhimento e possam estudar”, enfatizou a secretária.
O “Crescendo Juntos” é apresentado como uma resposta à demanda recorrente dos professores, coordenadores pedagógicos e mães que participam da EJA, que precisam retomar os estudos, porém não tem com que deixar seus filhos e enteados para frequentar a escola. Sendo uma das causas dos índices altíssimos de faltas, abandono e evasão no contexto da escolarização na EJA.
Obra
A escola teve sua estrutura física totalmente reconstruída pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), além da construção de quadra poliesportiva, auditório, biblioteca e laboratórios. A unidade de ensino funcionava em um prédio alugado há 8 anos.
A instituição possui quatro blocos separados que se interligam por passarelas. Um bloco destinado para área administrativa, sala de acolhimento, laboratório de informática e sala do Atendimento educacional especializado; dois blocos estão destinados a salas de aula e banheiros e um bloco para refeitório, amplo auditório e cozinha.
Patrona
Maria de Nazaré Rodrigues da Silva nasceu em 25 de janeiro de 1954, em Macapá. Foi professora da rede estadual, lecionando no município de Laranjal do Jari nas disciplinas Ciências e Matemática na Escola Agrupada do Jari, hoje Escola Estadual Sônia Henriques Barreto. Foi pioneira da escola como professora, deixando o legado de organização e amor pela educação.
Era professora dedicada, mulher batalhadora e de grande coração, adotando três filhos. O brilhante trabalho que desenvolveu como educadora foi interrompido com o seu falecimento em virtude de complicações no parto, no Hospital de Monte Dourado, no Pará, em 30 de setembro de 1990. A memória de sua virtude, sabedoria e dedicação levaram o Estado a homenagear a escola com seu nome em 4 de março de 1991.
Deixe seu comentário
Publicidade