Escolas de Macapá preparam psicologicamente alunos para prova do Saeb
Sistema de Avaliação da Educação Básica ocorre em todos os municípios do país, de 23 outubro a 10 de novembro

Douglas Lima
Editor
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Brasileira, o Saeb, ocorre em todos os municípios do país e é ofertado aos alunos do quinto ano, antiga quarta série. Nos anos anteriores, as provas, que ocorrem de 2 em 2 anos, apresentava somente questões de português e matemática, mas a partir desta edição também abordará temas referentes às ciências da natureza e ciências humanas. Escolas já têm suas datas de provas marcadas.
As crianças do segundo ano, de algumas escolas, também realizarão a prova do Saeb, porém de forma amostral, e responderão questões de língua portuguesa e matemática, somente. Para dar mais informações sobre o exame, o diretor do Departamento Pedagógico da Semed, Michel Chagas, falou em entrevista exclusiva ao programa Ponto de Encontro (Diário Fm 90,9) desta sexta-feira, 20.
“É uma avaliação censitária; todas as nossas escolas fazem, do Amapá e do Brasil inteiro. As turmas que têm a partir de dez crianças elas fazem a avaliação Macapá urbana e rural, e os demais municípios vão fazer também. Estamos fazendo mobilizações dentro das escolas, reunindo com os pais, explicando a importância para o município, que naturalmente apresenta o Ideb de 5.1”, informou o pedagogo.
O Índice de Desenvolvimento de Educação Básica, que mede o resultado do Saeb, apresenta resultado abaixo do esperado para o município, conforme disse Michel: “Estamos trabalhando duro este ano para que possamos elevar os resultados de Macapá; queremos que todas as escolas alcancem o resultado 6,7, ou 8”. Resultados serão divulgados em junho de 2024.
“O Ceará ainda é referência no quesito educação, recebemos consultoria da ‘Educar Pra Valer’, que tem melhores resultados do Ideb, eles formam professores, rotina de alfabetização e estamos fazendo avaliação das nossas crianças; no início do ano fizemos um diagnóstico para saber como nossos pequenos estão. A cada avaliação a equipe traça estratégias de aprendizado para aquela escola”, declarou Michel.
O resultado do exame e a nota dos municípios são feitos através da soma dos resultados de todas as escolas. “Temos escola com nota 6, mas cada escola tem sua nota”, disse Michel.
Para preparar melhor os pequenos, são feitas avaliações periódicas. “As crianças não vão estar surpresas com o exame, fazemos uma preparação emocional deles, pensamos em todos os critérios. Hoje nossa rede está muito movimentada em relação a isso”, concluiu.
Deixe seu comentário
Publicidade
