Cidades

Escolas municipais de Macapá passam por processo de avaliação de aprendizagem

A partir desse processo, os profissionais da educação poderão aperfeiçoar suas práticas pedagógicas e, assim, a qualidade educacional. A expectativa é que nas próximas edições da avaliação um maior número de escolas seja contemplado, até uma cobertura total da rede municipal de ensino.


No período de 12 a 23 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza a 1ª edição do Avalia Macapá, uma avaliação que objetiva aferir a qualidade do ensino oferecido pela rede municipal de ensino, mediante a aplicação de testes padronizados, de acordo com as exigências e padrões estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Este projeto visa atender também a execução das metas números 2, 5 e 7 do Plano Municipal de Educação de Macapá.

Alunos das turmas do 5º ano do ensino fundamental, em 15 escolas da rede selecionadas, com 69 turmas avaliadas, contemplando 1.928 alunos, são o público-alvo. Doze profissionais da Semed atuam como aplicadores da avaliação, que ocorre de forma online, por meio de uma plataforma virtual, com o uso do software de gestão Visual Class Net, o qual permite avaliar as competências e habilidades esperadas para os anos iniciais do ensino fundamental, nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática.

Após a aplicação nas escolas, será possível obter resultados por aluno, por turma e por questão avaliada, a partir do detalhamento dos acertos e erros, nas questões do teste, tendo como base os componentes curriculares avaliados. Esses resultados serão disponibilizados pela Semed para cada escola participante nos dias 29 e 30 de agosto de 2019.

A leitura e a análise detalhada do boletim com os resultados permitirão que as equipes pedagógicas das escolas possam debater acerca das informações obtidas e, com base no diagnóstico e nas reflexões realizadas, preparar um plano para transformar os dados em trabalho efetivo na escola. Pretende-se assim consolidar uma cultura de avaliação da aprendizagem, a partir de uma concepção de avaliação mais dialógica, contínua, voltada para a transformação do saber.


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