Cidades

Espaço PcD é reestruturado na Arena Rio Amazonas da 54ª Expofeira

Para assegurar maior conforto, área foi ampliada e terá o dobro da capacidade do ano anterior, além de proporcionar um ambiente coberto


 

Como parte dos atos previstos no Plano de Ação para consolidar a 54ª Expofeira do Amapá como a mais inclusiva de todos os tempos, o Governo do Estado finaliza a montagem da estrutura onde funcionará a Área PcD da Arena Rio Amazonas no evento deste ano. O espaço, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, recebe nove dias de programação cultural gratuita ao público a partir deste sábado, 30.

 

Em 2025, a área exclusiva para pessoas com deficiência e idosos mudou de localização e agora fica na lateral da arena. O intuito é garantir a acessibilidade para uma experiência mais imersiva e próxima dos espetáculos, aproximando o espaço dos shows. Para assegurar maior conforto, a área foi ampliada e terá o dobro da capacidade do ano anterior, além de proporcionar um ambiente coberto. A entrada da estrutura conta com rampas, essenciais para acesso de pessoas com dificuldades motoras.

 

 

Mais ações de acessibilidade

O Governo do Amapá assume um compromisso com a inclusão e a segurança dos visitantes, colocando em prática medidas que garantem pleno acesso e diversão para todos. A 54ª Expofeira conta com áreas reservadas para pessoas com deficiência nos demais palcos, acessibilidade com rampas, sinalização adequada, banheiros adaptados e reserva de 7% das vagas de estacionamento para PCDs e idosos.

 

Outra ação do Governo do Estado é colocar intérpretes de Libras durante toda a programação, bem como visitas guiadas com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. A inclusão das populações com deficiência é uma prioridade nessa edição da maior vitrine de negócios verdes da Amazônia.

 

“Uma ação importante desse ano será para inclusão de pessoas com Transtorno de Espectro Autista, que nesse caso, vamos auxiliar com abafadores de ruído para que eles possam aproveitar o evento da melhor forma possível”, explica o coordenador de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (Sedih), André Lopes.

 

A inclusão também é digital. O aplicativo oficial da Expofeira conta com um sistema de cadastro específico para dependentes, que inclui crianças, idosos, pessoas com deficiência e animais, para facilitar identificação e localização durante o evento. O app é integrado à leitura de QR Code, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade