Cidades

Especialista afirma que cardiopatia congênita pode ser identif

Cardiologista e ecocardiografista, Ana Chucre diz que exame permite avaliar o coração do feto durante a gravidez



 

A cardiologista e ecocardiografista Ana Chucre, entrevistada na manhã dessa sexta-feira, 17, no programa LuizMeloEntrevista, da Rádio Diário FM, fez um alerta às mulheres: durante a gravidez é preciso atentar para a necessidade de se fazer o pré natal, inclusive constatando a eficiência desses exames. “Um dos exames mais importantes e eficientes é o ecocardiograma fetal, que serve para avaliar como anda a saúde do coração do bebê”, afiança.

A especialista explica que o ecocardiograma fetal permite a identificação da cardiopatia congênita antes do parto. “O exame é fundamental para avaliar o desenvolvimento, a função e a anatomia do coração do feto durante a gravidez”, afirma.

De acordo com Ana Chucre, atualmente algumas enfermidades podem ser tratadas dentro do útero materno. “É possível, sim, em alguns casos, o tratamento ainda dentro do útero. Em outros casos, o tratamento pode ser realizado nas primeiras horas de vida, através do cateterismo cardíaco”.

A médica alerta para a necessidade de cuidados especiais durante o pré natal: “A futura mamãe precisa estar atenta para essa situação, pois em alguns casos é necessário um procedimento cirúrgico que pode ser realizado em até três etapas, dependendo da gravidade do caso”, acrescentando que “a mortalidade por causa dessas doenças cardíacas seria drasticamente reduzida se todos os cuidados pré e pós natais fossem realizados”.

Segundo Ana Chucre, estão no grupo de risco as gestantes de alguma anormalidade no ultrassom de rotina de pré-natal, como má formação congênita do feto; a mãe ou pai que tenha histórico familiar de doenças cardíacas congênitas, assim como a gestante diabética.

Diagnóstico precoce
A médica ressalta que o diagnóstico precoce das cardiopatias congênitas durante a gestação contribui para um melhor atendimento ao bebê e aumenta as chances de sucesso no tratamento, além do fato de que algumas infecções adquiridas pelas gestantes também podem comprometer a formação do coração fetal, como toxoplasmose, rubéola e citomegalovirose.

Como é feito o ecocardiograma fetal
Ana Chucre explica que o exame de ecocardiograma fetal é feito por meio de ultrassonofrafia. “Um aparelho chamado transdutor é deslizado pela barriga da gestante, captando as ondas de ultra-som ecocardiógrafo e transformando-as em imagens. O exame é capaz de identificar a má formação do coração e alterações no batimento cardíaco”. Ela alerta que toda gestante deve fazer o exame. “O resultado sai na hora e é altamente confiável”, garante.

O ecocardiograma fetal é um exame sem risco para a gestante e para o feto, trazendo os benefícios de um diagnóstico precoce e do tratamento eficaz das cardiopatias fetais.


Deixe seu comentário


Publicidade