Especialista apresenta alternativas para manter uma boa alimentação com baixo custo
Nutricionista amapaense Ytalo Ruan vai ao rádio e apresenta inclusive opções alternativas para fugir dos alimentos que a inflação colocou o preço nas alturas.

Cleber Barbosa
Da Redação
O programa Café com Notícia, da rádio Diário FM (90,9) convidou para uma nova rodada de dicas de alimentação saudável o nutricionista Ytalo Ruan, que desta vez apresentou dicas valiosas para se conseguir uma alimentação saudável – a um baixo custo.
O especialista admitiu que os alimentos considerados mais saudáveis – ou zero – acabam tendo um custo bem mais alto do que aqueles considerados normais, daí a importância de saber avaliar muito bem algumas alternativas.
Mas ressalvou que até mesmo na natureza existem alimentos que não podem ser consumidos de forma exagerada.
“Não adianta na sua mente você achar que está consumindo uma fruta super boa, saudável e antioxidante e, na verdade, está colocando para dentro do corpo um suco de agrotóxico”, disse ele, sobre o consumo de frutas e alimentos que não são produzidos na região e apresentam muitos conservantes.
Arroz
Entre os alimentos comuns da mesa diária dos trabalhadores, o arroz é um dos vilões da inflação, então o nutricionista apontou alguns alimentos alternativos.
“A gente pode substituir ele por uma infinidade de coisas, como a batata-doce, um ótimo substituto, e bem mais barato… [risos], assim como a macaxeira que é um carbo-hidrato maravilhoso também, mas é possível substituir com grãos como o grão-de-bico, assim como ervilhas, lentilhas, que são muito mais baratos que um quilo de feijão, por exemplo”, ponderou.
Xepa
Para demonstrar ser atualizado, ele topou comentar sobre a alimentação do maior reality show do país atualmente, o Big Brother Brasil, especialmente a dieta a que são submetidos – ou punidos – os participantes da atração da Rede Globo na ala mais “pobre” da casa, a chamada Xepa.
“Se a gente for comparar o preço do fígado com o da carne convencional, o preço é muito diferente. Sem falar que essas vísceras são uma bomba de vitaminas, e fazem muito bem para a saúde. Mas entendo que isso está relacionado a questão cultural”, comenta Ytalo sobre o cardápio dessa parte do BBB.
Deixe seu comentário
Publicidade

