Cidades

Especialista em segurança pública compartilha dicas essenciais para os foliões

Sempre que possível indicado é não levar celular para o meio da folia; há procedimentos que podem diminuir chance de ser vítima de um furto ou roubo


 

O militar da reserva Antonio Jorge Ferreira Melo, que também é professor da Estácio, compartilha algumas dicas essenciais para quem quer curtir a folia sem perder a paz. “É importante salvar o IMEI do celular e esse código pode ser consultado na caixa do produto, na nota fiscal ou diretamente no aparelho, digitando *#06#”, explica o especialista, que lista outras recomendações importantes:

 

. Habilitar a autenticação de dois fatores nas suas redes sociais;

. Habilitar o bloqueio por face ID e o bloqueio por biometria digital, em aplicativos que disponibilizam essa opção também;

. Desinstalar os apps de banco e a sua carteira digital;

. Dar preferência a levar dinheiro em espécie. Usar PIX ou APP de banco no meio da folia é aumentar o risco de roubarem ou furtarem o celular em um

momento de descuido;

. E, claro, se você puder levar outro aparelho no lugar do seu principal, leve.

. Coloque seus pertences e o celular dentro de uma doleira com zíper, por dentro da roupa;

. Não use bolsas de alças, nem coloque itens importantes no bolso de trás da roupa;

. Evite, de todas as formas, usar o celular na folia. Se for usar, procure um lugar seguro ou próximo a um posto ou patrulha da Polícia Militar;

. Cuidado com esbarrões e empurrões, sempre que estiver na multidão mantenha uma das mãos nos seus pertences;

. Em bares ou similares, guarde o celular com você quando estiver bebendo. Não deixe nada seu em cima da mesa;

. Sempre evite andar sozinho ou em ruas desertas;

. Como cuidado adicional, se resolver levar o celular para a festa, não esqueça de compartilhar sua localização com alguém da sua confiança;

. Se, apesar de todos os cuidados, levarem o seu celular, não esqueça de fazer o boletim de ocorrência o quanto antes. Não deixe para o outro dia;

. Em um computador acesse sua conta vinculada ao aparelho (Google ou iCloud) e apague os dados do aparelho;

. Entre em contato com sua operadora e solicite o bloqueio do seu número;

. Se não tiver desinstalado os apps do banco, ligue imediatamente para o seu banco e solicite que seu aparelho seja desconectado das suas contas.


Deixe seu comentário


Publicidade