Cidades

Especialista fala dos fatores que podem levar a uma demência precoce

Elane Nunes alerta que quando se apresenta na fase inicial, se não tratado, o Comprometimento Cognitivo Leve corre risco de evoluir para demência, mal não curável


 

Douglas Lima
Editor

 

A neuropsicopedagoga Elane Nunes revelou na manhã desta segunda-feira, 4, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), que o Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) não tratado evolui para demência.

 

 

A especialista observou que frequentemente a queixa do diagnosticado com CCL é a perda de memória associada à evidência objetiva de alterações cognitivas e funcionalidade relativamente preservada, ou seja, quadro que não preenche critérios para demência.

 

Elane garantiu que usualmente a alteração de memória constante em quem tem Comprometimento Cognitivo Leve não interfere nas atividades de vida diária, sendo preciso procurar um neuropsicopedagogo, profissional que pode ajudar no rastreio das demências, avaliando a aprendizagem e nas alterações cognitivas.

 

O CCL, definiu a especialista, é um diagnóstico sindrômico de crescente importância na neurologia, podendo compreender causas potencialmente tratáveis até uma fase sintomática pré-demencial do Alzheimer, DFT, entre outras demências.

 

Segundo Elane Nunes, recentes avanços com biomarcadores revolucionaram a investigação e predição do risco de conversão do CCL para demência. Ela garante que a reabilitação cognitiva recupera o potencial do paciente.

 

A neuropsicopedagoga ensinou que o portador de CCL vive com queda no desempenho da linguagem, memória, percepção, funções executivas, praxias, atenção e interação social e que uma cura dependeria da condição de sintomas decorrentes de diversos fatores.

 

Baixa vitamina B12 no organismo, depressão, ansiedade, efeito colateral de medicação, problemas de tireódes e insônia são sintomas citados por Elane como fatores a ser combatidos num quadro de CCL.

 

Para ela, o indivíduo deve investigar o motivo dos sintomas  junto a neuropsicopedagogo, neuropsicólogo, médico geriatra ou psiquiatra. “Quando identificadas essas condições, e tratadas, os sintomas são reversíveis”, disse.

 

A profissional fez questão de alertar que quando se apresenta na fase inicial, se não tratado, o Comprometimento Cognitivo Leve corre o risco de evoluir para demência, mal não curável.

 


Deixe seu comentário


Publicidade