Cidades

Especialistas examinam pés de diabéticos na orla de Macapá

Gratuitamente



 

Ação social organizada por especialistas proporcionou aos diabéticos que moram no Amapá em Macapá exames gratuitos nesse sábado, 16, na orla da cidade. O serviço fez parte do 2º Encontro Amazônico de Cirurgia Vascular que discutiu sobre formas de tratamento e prevenções para evitar o desenvolvimento do “pé diabético”, uma complicação do diabetes que ocorre quando uma área lesionada nos pés desenvolve um ferimento mais grave.

Para o servidor público aposentado Luiz Armando Ramos, de 62 anos (foto), que convive há 19 anos com o diabetes de forma controlada, cuidados são essenciais para evitar eventuais amputações: “Tenho um amigo que também é diabético e teve que amputar dois dedos do pé. É bom a gente se prevenir dessa complicação. Eu tenho medo da ideia de amputar, por isso eu procuro ter cuidado e sempre visito o médico”.

O cirurgião vascular Jackson Caiafa, do Rio de Janeiro, fez um exame ‘a olho nu’ para identificar descuidos com os membros, e fez um exame de sensibilidade ao toque. “Se o diabético não for orientado, vai se tratar de forma errada e aí começa uma série de complicações graves. Um exemplo é o ‘pé diabético’ que pode provocar a amputação da perna ou parte do membro”, explicou o médico.


Deixe seu comentário


Publicidade