Cidades

Estácio Macapá recebe o Selo de Instituição Socialmente Responsável

A certificação tem como objetivo mostrar à sociedade que a instituição promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida.


A Estácio Macapá conquistou, o “Selo de Instituição Socialmente Responsável”, concedido anualmente pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) quando reconhece as instituições de ensino superior pelas suas ações em benefício da sociedade.

Para receber o selo, as instituições precisam cumprir uma série de atividades que devem ser registradas na plataforma da campanha. O objetivo é promover benefícios sociais à comunidade onde a instituição está inserida, bem como também reconhecer a importância dessa ligação necessária entre a academia e a sociedade. O selo é o reconhecimento às instituições que implementaram ações de sustentabilidade e responsabilidade social em benefício da sociedade.

Em outubro, a Estácio promoveu a 8ª edição da Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, momento em que todos os campi da instituição, localizados em diversos estados do país, promoveram ações relacionadas às três dimensões da Sustentabilidade: ambiental, econômica e social. O tema principal de 2020 foi Economia Circular, que visa combater o antigo formato “extrair”, “produzir” e “desperdiçar”. Em decorrência da pandemia, a Semana aconteceu de forma online. Totalmente gratuita, a programação contou com palestras, debates e lives, e diversas atividades abertas ao público externo.

Na Estácio Macapá foi realizado o Workshop de Ideias e Soluções Ambientais, em que os alunos apresentaram ideias de sustentabilidade; também houve a palestra: “Resiliência – Uma importante habilidade”; e o Dia E, projeto que visa oferecer serviços gratuitos a comunidade carente. Ao promover a Semana de Sustentabilidade a Unidade Macapá buscou despertar o interesse de seus alunos a causas sustentáveis, seguindo sua missão de Educar para Transformar. “O Selo de Instituição Socialmente Responsável concedido pela ABMES, confirma que estamos no caminho certo. Queremos contribuir cada vez mais na construção de uma educação mais humana e inclusiva. Nosso objetivo é formar cidadãos mais conscientes e críticos”, comemora Ronan Afonso, Diretor da Estácio Macapá.

 

Campanha da ABMES

Realizada desde 2005 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a iniciativa tem como principal objetivo aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social realizadas pelas instituições ao longo do ano. Os projetos podem ser das mais diversas áreas como saúde, educação, cultura e meio ambiente de forma que estimulem no ambiente acadêmico o engajamento social para uma educação cada vez mais humana e inclusiva. As instituições participantes, que comprovam a realização das ações, são certificadas pela ABMES com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, atestando que a instituição se preocupa e é comprometida com o bem-estar social da comunidade e com seu desenvolvimento sustentável.

Em 2020, a AMBES também realiza uma edição especial do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES. O principal objetivo desta edição especial é dar visibilidade às ações das IES e permitir a troca de ideias sobre responsabilidade social, pandemia e o papel das instituições nesse contexto. O concurso selecionará até 4 vencedores e terá como foco vídeos que relatem como a IES se adaptou ao ensino remoto. As inscrições serão aceitas até o dia 8 de janeiro de 2021 e poderão participar todas as instituições que aderiram à Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular em 2020. As inscrições e o regulamento completo da campanha estão disponíveis no site da ABMES em https://responsabilidadesocial.abmes.org.br/


Deixe seu comentário


Publicidade