Cidades

Estacionamento irregular é a infração de trânsito mais cometida em Macapá

De acordo com o diretor de Trânsito, Antônio Roberto de Souza, em 2017, 3.455 motoristas foram multados devido a essa infração.


A Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac) contabilizou mais de 17 mil violações de condutores no geral. Estacionamento irregular de vários tipos, como, por exemplo, em local proibido ou no passeio público representa 19,59% das infrações na capital. O índice coloca esse tipo de infração em primeiro lugar na lista de irregularidades mais cometidas. O registro é feito com denúncias e blitzen volantes dos agentes de trânsito.

De acordo com o diretor de Trânsito, Antônio Roberto de Souza, em 2017, 3.455 motoristas foram multados devido a essa infração. Segundo o diretor, o estacionamento em vagas especiais, em cima de calçadas e em faixas de pedestre são as situações mais comuns da aplicação de multas. “Na maioria dos casos, a falta de atenção é o predominante nos estacionamentos irregulares. Mas há também casos de oportunismo, pois as pessoas acreditam que serão rápidas em seus compromissos”.

As penalidades para quem estaciona de forma irregular dependem da gravidade do erro. Os tipos são gravíssimo, grave, médio e leve. O valor da multa e a perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) variam conforme a gravidade.

Avançar no sinal vermelho
 Por mais que todos saibam que significa “pare”, muitas pessoas acabam acelerando e ultrapassando. Foram registradas 1.945 ocorrências do tipo, ocupando o 2º lugar da lista de irregularidade, o que representa 11,03% das infrações.

Dirigir sem cinto de segurança
Todos sabem o perigo que é dirigir sem ele. Mesmo assim, foram registradas 1.402 multas por essa razão, ocupando o 3º lugar da lista de irregularidades, o que representa 7,95% das infrações. Como essa é uma infração de natureza grave, o motorista tem que pagar uma multa de R$ 195,23 e recebe 5 pontos na CNH.


Deixe seu comentário


Publicidade