Estado alerta para alto número de gestantes com diabetes descompensadas
A doença aumenta as chances de problemas de saúde para a mãe e para o bebê.

Nos últimos 10 dias, mais de 30 gestantes deram entrada no Hospital da Mulher Mãe Luzia para o controle de diabetes descompensadas – característica agravada da doença.
A diretora do hospital, Cristiani Barros, explica que as mães são acolhidas, estabilizadas e encaminhadas às unidades de referência para o pré-natal de alto risco.
“O ideal é que essa gestante faça o acompanhamento durante as consultas de pré-natal nas unidades básicas, onde ela teoricamente recebe orientações para uma alimentação e hábitos saudáveis, reduzindo assim as chances do agravamento da diabetes durante a gestação”.
A diabetes descompensada na gravidez aumenta as chances de aborto, hipertensão arterial e desenvolvimento de diabetes tipo 2 para a mãe; já o bebê pode nascer acima do peso normal e ter problemas no desenvolvimento.
A melhor forma de se prevenir é a alimentação saudável, que deve ser pobre em carboidratos simples e rica em alimentos fonte de fibras. Além disso, as consultas regulares ao médico devem ser realizadas, seguindo as orientações do profissional.
Deixe seu comentário
Publicidade
