Estado alerta sobre doenças oftalmológicas geradas pelo uso excessivo de eletrônicos
Uso exagerado de computadores, tablets, celulares e vídeo game estão entre os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento de problemas com a visão.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta sobre a importância dos cuidados com a visão durante a infância. Pois, o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode causar problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
De acordo com a oftalmologista, Maria Tereza Gonçalves, é importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos quanto aos cuidados com a visão das crianças. A médica orienta que esse acompanhamento deve ser feito desde os primeiros dias de vida através do teste do olhinho.
“Esse teste deve ser realizado nos primeiros 30 dias de nascimento. Também recomendamos que as crianças sejam consultadas com o oftalmologista antes de iniciar o pré-escolar, entre 2 a 6 anos de idade. Pois, quanto antes o problema for detectado mais eficaz é o tratamento”, recomenda Maria Tereza Gonçalves.
A oftalmologista lembra que os problemas mais comuns nessa fase estão relacionados ao uso excessivo e precoce de aparelhos eletrônicos como vídeo game, computadores, celulares e tablets. Ela diz que estes são fatores que causam embaçamento na visão ou distorção das imagens, dor ocular e de cabeça ou lacrimejamento. “Esses sintomas podem ser sinal de doenças como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia”, alerta a médica.
A orientação de Maria Tereza é que todas as pessoas que utilizam aparelhos eletrônicos descansem a visão, sempre que estiverem em frente deles, com uma pausa de cinco minutos ou mais a cada duas horas. E evitem olhar fixamente apenas para um local. “Também indico uma compressa de água gelada no caso de dores”, complementa.
Em caso que qualquer sintoma, a recomendação é que se procure um especialista para as devidas providências, além de prevenir e tratar desde problemas simples aos mais graves.
Deixe seu comentário
Publicidade
