Cidades

Estado amplia segurança na Duca Serra com implementação de barreiras New Jersey

Barreiras são de blocos construídos em concreto pré-moldado e metal de alto desempenho, interligadas umas às outras


 

O Governo do Amapá ampliou para 8 km de extensão as barreiras de segurança da Rodovia Duca Serra, conhecidas como New Jersey e guarda corpo. As peças são fundamentais para o projeto de duplicação da rodovia, pois além de dividir as pistas, oferece à população um trânsito mais seguro.

 

As barreiras serão implementadas até o final do ano por toda extensão da rodovia, com exceção dos locais onde serão construídos retornos, rotatórias e canteiros de obras como o viaduto e passarelas de pedestre. As muretas compreendem da zona oeste de Macapá até Santana, o que irá totalizar 17 Km de extensão.

 

As New Jersey são blocos construídos em concreto pré-moldado e metal de alto desempenho, interligadas umas às outras. Todos possuem delineadores – uma sinalização que auxilia o condutor a identificar os limites da pista durante a noite.

 

O secretário de estado dos transportes, Benedito Conceição, destacou que as barreiras geram mais fluidez para o trânsito e, em caso de acidentes, elas impedem que os veículos envolvidos ultrapassem para a outra pista.

 

“Queremos garantir sempre a segurança de nossos condutores e evitar ao máximo os acidentes. Por isso, as barreiras são indispensáveis para nosso projeto de mobilidade urbana. As barreias sinalizadas possibilitam que o condutor visualize seu trajeto, principalmente durante a noite, impedindo manobras indevidas”, complementou o gestor.

 

Projeto

O Projeto de duplicação da Duca Serra faz parte do Plano Estadual de Mobilidade Urbana, com investimento de, aproximadamente, R$ 100 milhões.

 

Serão duplicados 17 quilômetros da rodovia, com 12 retornos, 6 rotatórias, 6 passarelas de pedestre, ciclovia, acostamento, barreiras de segurança e sinalização horizontal e vertical. A ponte sobre a Lagoa dos Índios, também faz parte do protejo e passa pela fase de acabamentos na iluminação.

 

Junto com a construção do Viaduto da Integração e da Rodovia Norte Sul, empreendimentos orçados em R$ 93,3 milhões, dos quais R$ 22 milhões foram articulados junto à bancada federal. A duplicação da Duca Serra compreende a maior obra de mobilidade urbana do Amapá.

 

O projeto da Norte Sul prevê a urbanização de sete quilômetros de extensão, com iluminação, ciclovia, passeio público e pista de cooper.

 

 


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