Estado autoriza e municípios organizam vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos
A medida busca ampliar a imunização dos amapaenses e tornar o retorno gradual das aulas presenciais mais seguro para a comunidade escolar.

Railana Pantoja
Da Redação
O Governo do Amapá anunciou na manhã desta terça-feira (17) que os 16 municípios do estado estão autorizados a iniciar a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos de idade. Para iniciar a campanha, os municípios e o estado firmaram um pacto estabelecendo os caminhos a serem seguidos nesta etapa da vacinação. “Os 16 municípios estão autorizados, cada um montando a sua estratégia. O importante é não engessar a campanha, o que temos é que oferecer vacina e vacinadores para prosseguir na vacinação de todos os amapaenses”, falou o governador do Amapá, Waldez Góes.
Para os adolescentes de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades, o imunizante disponível será da Pfizer, pois, é o único com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esta faixa etária.
Com o retorno presencial gradual das aulas, o governo estadual não descarta a possibilidade de levar a vacinação para dentro das escolas, no entanto, considera que os municípios decidem a melhor forma de vacinar para se alcançar o objetivo final. “Também discutimos essa possibilidade, de levar para o ambiente escolar a vacinação, mas, não queríamos amarrar demais as coisas. Então, autorizamos a vacinação, tem vacina e vacinadores. Às vezes, a estratégia de um município é diferente do outro e no final todos alcançam o mesmo objetivo, por isso, deixamos em aberto essa questão. Se necessário, faremos, sim, a vacinação nas escolas em outro momento”, ponderou o governador.
Macapá já iniciou a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos nesta segunda-feira (16), mas, apenas atendendo aqueles que possuem comorbidades.
https://www.youtube.com/watch?v=4oP5XE_DTYY&feature=youtu.be
Deixe seu comentário
Publicidade

