Cidades

Estado cede terreno para OAB construir nova sede em Macapá

Novo prédio administrativo da OAB Seccional Amapá será ao lado da sede atual, no Centro da cidade; cessão da área foi formalizada nesta quinta-feira, 14.


O Governo do Amapá formalizou nesta quinta-feira, 14, a cessão do terreno para a construção do novo prédio administrativo da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amapá (OAB/AP), na capital. O governador Waldez Góes e o presidente da OAB Amapá, Auriney Brito, destacaram que o ato representa o fortalecimento da advocacia pública e privada em benefício da sociedade amapaense.

O chefe do Executivo lembrou que o terreno, localizado ao lado da atual sede da Ordem, na Rua Binga Uchôa, no Centro de Macapá, já estava destinado para sediar o prédio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) mas que, pelo entendimento da representatividade e importância da OAB para a democracia, advocacia, justiça e área social, há cerca de três anos, iniciaram as tratativas com a Ordem e os procedimentos legais para a cessão.

“Essa foi uma decisão muito importante para o fortalecimento da instituição e não reflete somente em benefícios aos seus membros e associados, mas, sobretudo, na ampliação dos serviços por ela prestados à população, seja de cunho jurídico ou social. Vamos testemunhar uma OAB mais forte na garantia da democracia e na soberania da justiça”, enfatizou o governador Waldez Góes.

 

Parceria

O presidente da OAB/AP, Auriney Brito, destacou que esse é um momento histórico para a instituição. Ele explicou que o atual prédio será mantido, com cunho mais histórico, enquanto o novo prédio será destinado ao administrativo. A construção, pontuou, deve iniciar ainda no primeiro semestre de 2019, com recursos da Ordem dos Advogados do Brasil.

Brito externou sua satisfação e da categoria com o feito. “Temos nessa gestão do Governo do Amapá um grande parceiro daqueles que exercem a advocacia pública e privada. Esse momento representa o reconhecimento e a valorização da instituição, de seus membros e a realização de um sonho de décadas. Teremos um prédio mais moderno, para continuar prestado um serviço de excelência”, frisou Auriney Brito.

 

História

Também estiveram presentes na solenidade, ex-presidentes da OAB/AP, entre eles o advogado Wagner Gomes. Em seu discurso, recordou que a atual sede da OAB funciona no prédio onde, no passado, era o Fórum de Macapá. Ele lembrou que o local foi doado à Ordem em 1990, e que à época, enquanto deputado constituinte, Waldez Góes foi um dos responsáveis pela doação.

“Nesse prédio passamos décadas. Cuidamos, reformamos, não deixamos que se tornasse um prédio público obsoleto. Soubemos fazer bom uso e agradecemos por todos esses anos sendo nossa casa. Mas agora é chegado um novo momento e estamos muito felizes com a conquista, com a sensibilidade dos procuradores de Estado e do governador, em tornar possível”, concluiu Wagner Gomes.


Deixe seu comentário


Publicidade