Última hora Polícia Política Cidades Esporte
Cidades

Estado controla surto de gripe no Iapen

A ação ocorreu na 1° quinzena de janeiro e ofertou serviços para conter surto de influenza no instituto.


As ações de saúde levadas pelo Governo do Amapá, entre os dias 4 e 14 de janeiro, ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), conseguiram controlar o surto de gripe entre os internos. Foram 6.272 atendimentos para diagnosticar, tratar e controlar quadros de síndrome gripal no local.

 

De acordo com o relatório consolidado da ação, foram concretizados 738 atendimentos médicos, 738 atendimentos de enfermagem, 263 atendimentos médicos de retorno, 2.952 verificações de sinais vitais, 278 exames radiológicos, 1.207 exames laboratoriais e 96 exames de PCR de escarro.

 

Para a campanha, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pôs à disposição uma equipe composta por 7 profissionais – médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem – que executaram diariamente triagens, dispensação de medicamentos e aplicação de injetáveis. Agentes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) aplicaram a testagem para Covid-19.

 

O secretário-adjunto de atenção à Saúde, José Everton Gomes, afirma que por conta da proximidade dos detentos, a ação foi crucial para a aplacar os casos diagnosticados, mas também atuar na prevenção dentro do Iapen.

 

“A medida foi crucial para que os casos de síndrome gripal não afetassem as unidades hospitalares estaduais”, reforçou o secretário.


Comente