Cidades

Estado empregará emenda parlamentar na compra de aparelho para cirurgias ortopédicas

Destinação foi decidida em audiência conciliatória envolvendo Estado, bancada federal, Justiça Federal e órgãos de controle.


A gestão em Saúde do Governo do Amapá deliberou com a bancada federal e órgãos de controle sobre a destinação de emenda parlamentar para a compra de um aparelho que otimizaria as práticas do setor de ortopedia do Estado.

O diálogo aconteceu durante uma audiência conciliatória na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e o aparelho em questão é o artroscópio, utilizado em procedimentos cirúrgicos ortopédicos que são minimamente invasivos, através do qual se examina e, por vezes, se realiza o tratamento dos danos do interior de uma articulação. Com o artroscópio a incisão é menor e o tempo de recuperação do paciente mais rápido.

Para compra será necessário um parecer técnico da Comissão de Médicos Ortopedistas do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCal), além de uma articulação do GEA e da bancada federal junto ao Ministério da Saúde, já que aparelho não faz parte da tabela de equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Estado de Saúde, Gastão Calandrini, ressaltou que a deliberação conjunta é uma das características da gestão do governador Waldez Góes, o que sempre agrega valor para as decisões.

“Abrimos o diálogo para que as tomadas de decisões e deliberações possam ser discutidas com os diversos setores da sociedade. A Justiça Federal, através da juíza Lívia Perez, tem um entendimento de conciliar o lado técnico com a necessidade dos nossos hospitais, para trazer a solução para dentro da nossa realidade”, disse.

Também participaram da audiência o senador João Alberto Capiberibe, autor da emenda que provê os recursos, membros das comissões administrativas, de planejamento e equipe técnica de ortopedia do HCal.


Deixe seu comentário


Publicidade