Cidades

“Estamos beirando o colapso”, avisa secretário de saúde do Amapá

Atualmente o Centro Covid HU tem 258 leitos ativos, sendo 92 de terapia intensiva.


Railana Pantoja
Da Redação

 

Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (11), o secretário de saúde do Amapá, Juan Mendes, informou que o estado está quase saturado em seus leitos de internação, especialmente de UTI.

 

“Estamos tentando alertar ao máximo a população sobre a nossa situação, estamos beirando o colapso e essa pode ser a pior fase, a mais crítica fase que já enfrentamos na pandemia”, alertou o secretário de saúde do Amapá, Juan Mendes.

 

Atualmente o Centro Covid HU tem 258 leitos ativos, sendo 92 de terapia intensiva.

 

“Temos mais leitos que os maiores hospitais particulares do estado, para se ter ideia do que representa tantos leitos abertos e ocupados. Temos mais leitos para abrir, mas nossa velocidade de abertura de leito não está sendo tão ágil quanto o agravamento dos pacientes, pois temos a questão da variante”, avaliou.

 

Além da variante circulando no Amapá, o secretário considera que o baixo índice de isolamento social e falta de conscientização dos cidadãos estão sendo os fatores que mais contribuem para a saturação dos hospitais.

 

“As pessoas precisam entender, daqui a pouco não teremos leito de UTI, nem na rede estadual e nem na rede particular. Se a população não se conscientizar, vai faltar leito pra você e para sua família. É necessário se sensibilizar com a gravidade do momento”, finalizou o secretário.

E para quem gosta de fazer festa clandestina, não usa máscara e ignora o vírus, o superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá , Dorinaldo Malafaia, tem um recado:

 

“Nossa medida nesse momento é diminuir o fluxo de aglomeração, dispersar o máximo possível e assim ter como fazer o sistema de saúde avançar, em vez de colapsar. Estamos num processo de colapso, mas ainda tem como mudar isso se a população entender. Todas as medidas de higiene, uso de máscara e distanciamento social são fundamentais e precisam ser mantidas para evitar mais óbitos, caso contrário a tendência é aumentar. Se você tem consideração pelo seu pai, mãe, irmão, avó, avô e por você mesmo, entenda que não temos leitos para todos em nenhum lugar. Colaborem”, orientou.


Deixe seu comentário


Publicidade