Cidades

Estão abertas as incrições para o Encceja 2018

A aplicação das provas acontecerá no dia 5 de agosto. O Encceja é direcionado aos jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame, para o ensino fundamental, e jovens e adultos com no mínimo 18 anos para o ensino médio


As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 seguem abertas até 27 de abril. A prova é uma oportunidade para jovens e adultos que não possuem a certificação no Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio comprovarem a conclusão dos estudos. O procedimento é feito exclusivamente pela internet no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A aplicação das provas acontecerá no dia 5 de agosto. O Encceja é direcionado aos jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame, para o ensino fundamental, e jovens e adultos com no mínimo 18 anos para o ensino médio, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de deste ano.

O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Para a certificação no Ensino Fundamental, o candidato responderá a perguntas sobre Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna; Artes; Educação Física e Redação; Matemática; Historia e Geografia, além de Ciências Naturais.

Para o ensino médio, haverá questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Cada prova contará com 30 questões de múltipla escolha, tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio. Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. Os candidatos também deverão fazer uma redação em que é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.


Deixe seu comentário


Publicidade