Cidades

Estoque de sangue considerado crítico acende sinal de alerta n

O estoque de sangue do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) é considerado crítico pela instituição.



A quantidade de sangue doado garante somente três dias de transfusões. Para aumentar o número de doações, o Hemoap começou nessa segunda-feira, 22, a Campanha de Natal. O objetivo é garantir estoque seguro até os primeiros dias do ano de 2015, quando cresce a procura por transfusões. Em 2014, o instituto registrou 12.131 doações no estado, com uma média de 50 por dia.

Segundo o enfermeiro do Hemoap Fabiano Fonseca, as doações necessárias para o fim de ano atendem não somente à demanda por ocasião de acidentes de trânsito, mas também a pacientes com doenças no sangue e comuns do início de inverno, como a malária e a dengue: “Precisamos ter, pelo menos, um estoque de nível adequado para que possamos atender com segurança à demanda de transfusão do Amapá no período de final de ano. Nesse período a necessidade de sangue aumenta significativamente”.

A Campanha de Natal será uma mobilização feita pelos funcionários do instituto para incentivar as doações para a época, com a distribuição de lanche e camisas da campanha. O evento vai acontecer nos dias 22, 23, 26, 29 e 30 de dezembro e 2 de janeiro de 2015.

O Hemoap registrou 12.131 doações no estado até novembro de 2014, com uma média de 50 por dia. De acordo com o enfermeiro Fabiano Fonseca, a quantidade de doações foi bem abaixo do esperado: “O número de doações ideal seria de 100 doações diárias para termos um estoque de nível seguro, que dure mais de 5 dias”, falou.

As bolsas de sangue atendem à rede hospitalar pública e privada do estado. Cada bolsa pode ajudar até quatro pessoas.


Deixe seu comentário


Publicidade