Cidades

Estudantes do 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental fazem avaliação de aprendizagem

Avaliação verificará desempenho de 86.634 estudantes em Língua Portuguesa e Matemática em todos os municípios do Amapá.


A fim de melhorar estratégias de ensino, o Programa de Aprendizagem do Amapá (Paap) quer identificar como está a aprendizagem dos estudantes do 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental nos 16 municípios do Estado. Para isso, no mês de junho, escolas da rede municipal e estadual estão aplicando avaliações diagnósticas de Língua Portuguesa e Matemática. A meta é atender os 86.634 mil alunos matriculados.

A Avaliação Diagnóstica é uma das ações estabelecidas no Paap e visa obter informações sobre o desempenho dos alunos e, a partir dos dados obtidos, propor planejamentos pedagógicos mais adequados a essas necessidades, de maneira que garantam um bom desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) custeou cadernos de avaliação de Língua Portuguesa e Matemática para todos os estudantes, assim como cadernos específicos para os aplicadores. A proposta é verificar se alunos apresentam ou não conhecimentos e habilidades para novas aprendizagens, identificar eventuais problemas e suas possíveis causas.

O que será avaliado?

Em Língua Portuguesa, será avaliada a compreensão textual dos alunos, nos mais variados gêneros textuais e em diferentes situações comunicativas da sociedade. Por exemplo, há questões para localizar informações explícitas e implícitas em um texto, identificação de temas, interpretação textuais verbais e não verbais, entre outros.

Já em Matemática, a avaliação apresenta situações problemas para que os alunos mobilizem os seus recursos cognitivos para essa resolução. Os temas da matriz de referência de matemática são: espaço e forma; grandezas e medidas; números e operações; e tratamento da informação.

Prazos

Até o dia 30 de junho, os professores aplicadores da avaliação colocarão os gabaritos das avaliações em um sistema online, que apontará os resultados e identificará as dificuldades dos alunos. Além disso, é necessário encaminhar até o dia 5 de julho os gabaritos físicos para a Seed.

“Assim que tivermos os resultados dessas dificuldades encontradas, faremos a correção de rumo para já garantir, no segundo semestre de aula, uma metodologia e estratégia direcionada a solução desses problemas”, destacou a gerente geral do Paap, Jamile Oliveira.

 


Deixe seu comentário


Publicidade