Cidades

Estudantes santanenses aprovam material didático do Programa de Aprendizagem do Amapá

Governador entregou materiais didáticos em três escolas estaduais de Santana. Ainda neste mês, todos os municípios receberão os kits pedagógicos.


O material didático do Programa de Aprendizagem do Amapá (PAAP) está chegando em todos os municípios do Estado. Na tarde desta sexta-feira, 11, o governador Waldez Góes e a equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seed) entregaram kits pedagógicos em três escolas estaduais de Santana: São João, localizada no bairro Nova Brasília, Foz do Rio Matapi, que fica no bairro Elesbão, e São Paulo, do bairro Paraíso.

Em todas as escolas visitadas, a curiosidade e a felicidade das crianças ao receber os kits pedagógicos eram perceptíveis, principalmente quando recebiam os livros didáticos, que são adaptados à cultura amapaense. O material é destinado a professores e estudantes, e vai dar suporte à educação amapaense, alfabetizando e reforçando o aprendizado de estudantes matriculados no 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com aulas de Língua Portuguesa e Matemática.

O governador Waldez Góes reforçou que esses kits didáticos já estão sendo entregues em todos os 16 municípios do Estado e vão atender mais de 75 mil crianças matriculadas no ensino fundamental, tanto nas escolas estaduais quanto municipais. Foram investidos mais de R$ 2 milhões nesses materiais pedagógicos, que incluem livros, CDs, cartazes, entre outros.

“A educação não deve ter fronteiras políticas, ideológicas. Há um ano, assinamos o Regime de Colaboração, principalmente no âmbito da educação, para fazer valer a estratégia do Programa de Aprendizagem no Amapá, em que Estado e municípios dão as mãos para garantirmos uma educação de qualidade para nossa gente. Eu não tenho dúvida da capacidade e do compromisso dos nossos professores, e do apoio também de toda a comunidade escolar, para que os nossos resultados educacionais sejam os melhores”, discursou Góes.

O momento foi de conhecer o material do Programa de Aprendizagem do Amapá. Na Escola Estadual São João, os alunos Dhully dos Santos, 8 anos, e Wesley de Sousa, 7 anos, queriam levar logo o livro pra casa para estudarem. “Quero aprender a ler e escrever bem, porque eu ainda não sei fazer isso direito. Eu erro algumas vezes”, comentou o menino.

Apresentação de alunos

Na Escola Estadual Foz do Rio Matapi, as alunas Graciele Pinheiro e Emily Martins surpreenderam o público ao apresentaram uma peça teatral de um trecho do livro Pé de Imaginação, de Amália Simonetti. A obra está inclusa nos livros didáticos e cartaz do Programa de Aprendizagem do Amapá.

O diretor da unidade escolar, Rosivaldo Pantoja, destacou que as crianças são muito interessadas e gostam de atividades dinâmicas e envolventes. “Os alunos vão adorar e já estão animados. Essa é uma experiência de sucesso no Ceará, e tenho certeza que vai transformar positivamente a educação amapaense”, resumiu o gestor.

A última escola que recebeu os kits didáticos foi a São Paulo. A unidade escolar recebeu o governador Waldez Góes e toda sua equipe com uma brilhante apresentação de dança dos alunos, com as músicas Olho de Boto, de Nilson Chaves, e Asas do Juruti, do cantor amapaense Amadeu Cavalcante. “É tão bom ver nossas crianças valorizando a cultura nortista e, principalmente, a amapaense. Nos nossos livros, vocês terão contato com vários cantores e artistas locais. Estudarão a nossa terra”, disse o governador.


A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, agradeceu o acolhimento humanizado de todas as escolas e reiterou que o Programa de Aprendizagem do Amapá só vai dar certo se todos estiverem unidos: professores, coordenação escolar, Secretaria de Educação, comunidade escolar, estudantes e pais. “Costumo dizer que na educação não existe herói, pois uma pessoa só não consegue modificar a realidade educacional. Vamos vencer e dar um basta no déficit educacional, na evasão escolar e da distorção idade/série. Juntos, vamos transformar a educação amapaense!”, pontuou a secretária.

Cronograma de entregas

Durante o mês de janeiro, as escolas da rede estadual vão receber todos os materiais didáticos do Programa de Aprendizagem do Amapá. A entrega nos municípios será de responsabilidade das secretarias municipais de educação.


Deixe seu comentário


Publicidade