Cidades

Estudantes são recebidos com atividades culturais e recreativas

Nos dois primeiros dias letivos poucos alunos foram às escolas


Após os 30 dias de férias, os alunos da rede municipal de ensino de Macapá retornam devagar para a primeira semana de volta às aulas. As escolas prepararam extensa programação para recepcionar as crianças com atividades culturais e recreativas, mas o número reduzido que compareceu nesses dois dias iniciais leva os educadores à reflexão da importância dos pais no processo ensino-aprendizagem do filho.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), houve escola que, no universo de 500 alunos, compareceram 70 no primeiro dia de aula. Quem trabalha mais de 10 anos em sala de aula diz que esse cenário se repete todos os anos, o que é ao mesmo tempo lamentável e preocupante.

“Alguns pais, infelizmente, estendem um pouco mais as férias dos filhos e não percebem o quão importante é a primeira semana de aula, pois, além de proporcionarmos atividades lúdicas, revisamos pontos importantes das disciplinas. Reuniremos com os pais no sábado para tratarmos, entre outras questões, sobre o planejamento para este segundo semestre e os sábados letivos, pois temos que contar com o comprometimento dos mesmos”, explica a diretora da Escola Cacilda Vasconcelos, na Fazendinha, Aldina Pereira.

E por falar em Cacilda Vasconcelos, a programação do volta às aulas foi envolvente. As crianças apresentaram danças, teve contação de histórias com a equipe do Proler, a escola foi ornamentada para receber as crianças. E assim aconteceu nas demais unidades escolares do município, todas se preparam para acolher seus alunos.

Na Wilson Malcher e José Duarte de Azevedo teve teatro e contação de histórias no primeiro dia de aula. Na Cacilda Vasconcelos, no bairro Universidade, as professores vestiram-se de princesas para receber os estudantes na entrada da instituição e a programação ainda contou com cineminha, desenho, pintura, recorte e colagem, jogos e atividades recreativas, apresentação da banda marcial do colégio, encenação com o grupo Super Gibzão. E as atividades se repetem nas demais instituições da rede municipal durante toda esta semana.

Quanto aos alunos, eles voltaram com pique total. Aline Tavares, do 5º ano da Cacilda Vasconcelos, adorou as atividades. “Eu adorei tudo, já estava com saudade da escola, dos professores. Estou com saudade das aulas de artes e quero que comecem logo os ensaios para os projetos da cantata, do desfile, de tudo o que é oferecido para gente”.

A secretária de Educação, Antonia Andrade, juntamente com a equipe da Semed, visita algumas escolas nesta primeira semana de aula, da zona norte a zona sul, e se emocionou com o cuidado e carinho com que professores, coordenadores, diretores, serventes, merendeiras e demais funcionários organizaram a semana de acolhimento. “Essas visitas que tenho feito me fez carregar as baterias por perceber que projetos lindos estão sendo postos em prática. A Educação se realiza, se concretiza nesse tom, nessas cores, nesse embalo e nesse amor”, deixou seu recado na escola Cacilda Vasconcelos.


Deixe seu comentário


Publicidade