Eventos neste sábado lembram naufrágio e homenageiam vítimas do Novo Amapá
Tragédia que matou mais de 300 pessoas ocorreu no dia 6 de janeiro de 1981 no Rio Cajarí, na Região Sul do estado.

O naufrágio do barco Novo Amapá, que matou cerca de 686 no dia 6 de janeiro de 1981 no Rio Cajarí, na Região Sul do estado, será lembrado e as vítimas homenageadas neste sábado com vários eventos, entre os quais um seminário que ocorrerá no auditório do Sebrae, promovido pela Comissão de Direitos Marítimos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AP) a partir das 9h, com livre acesso ao público, e a tradicional peça teatral ‘Novo Amapá’, encenada pela Companhia de Teatro Experimental Super Nova, que entra neste ano em sua 7ª edição. O espetáculo acontece a partir das 20h no Teatro das Bacabeiras, com ingresso no valor de R$ 10.
O presidente da Comissão de Direitos Marítimos da OAB/AP, Luiz Ricardo, falou na manhã desta sexta-feira (05) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) sobre o evento e comentou sobre a segurança do transporte fluvial: “Nas realidade o nosso evento não trata especificamente ao naufrágio do Novo Amapá; logicamente essa tragédia é uma das nossas bandeiras. O seminário é em alusão ao Dia Estadual da Conscientização da Segurança da Navegação, que por força de Lei estadual em vigor desde o ano passado se comemora no dia 6 de janeiro. A grande motivação do evento é a segurança da navegação; assim como falamos do Novo Amapá, também lembramos de vários outros naufrágios, como o Correio do Arari, Sobral Santos, Comandante Albuquerque e vários outros naufrágios na Região Norte que nos remetem à segurança da navegação, maioria é na região norte.
Perguntado sobre o número real de vítimas do Novo Amapá, Luiz Ricardo afirmou que foram confirmadas mais de 300 mortes, mas na opinião dele esse número pode ser ainda bem maior porque muitos corpos não foram encontrados: “O que eu posso falar são os dados do inquérito do Tribunal Marítimo do Rio de Janeiro, que dá conta do despacho da Capitania dos Portos que registrou 146 passageiros dentro da embarcação no momento da partida, mas que eram 636 passageiros no momento do naufrágio. O número de mortos, porém, é incerto, porque na ocasião o inquérito instaurado apurou que se encontravam 686 pessoas a bordo e que, destas, 321 foram a óbito; isso oficialmente, mas nunca se tem certeza, pelo fato de que muitos corpos não foram resgatados”.
Luiz Ricardo afirmou que o seminário será diferente, porque além de abordar a segurança da navegação, também terá vários outros atrativos: “A partir das 9h no auditório do Sebrae ocorrerá o nosso seminário, que é evento para família, franqueado ao público, e que terá várias atrações, como uma palestra do Capitão dos Portos e uma grande programação recreativa, como a apresentação de um espetáculo teatral pela Companhia Super Nova, homenagens às vítimas de naufrágios e várias outras atrações, constituindo-se, assim, em um evento não só educativo, como também recreativo”.
Espetáculo Teatral
Entrevista por telefone pela bancada do programa, a jornalista Márcia, integrante da Companhia Supernova, explicou que o espetáculo “Novo Amapá” entra em sua 7ª edição totalmente repaginado: “O público vai se surpreender não apenas com as inovações visuais, mas também com toda a renovação de contexto da peça, inclusive do elenco, nesta 7ª edição do espetáculo, que tem duração de cerca de 45 minutos e conta a história de um dos maiores naufrágios ocorridos no Brasil, inspirado no texto “Triste Janeiro”, do Joca Monteiro, que homenageia através da poesia as vítimas do naufrágio”.
A peça será encenada a partir das 20h deste sábado (06) no Teatro das Bacabeiras, localizado no Centro de Macapá.
Deixe seu comentário
Publicidade
