Cidades

Exames de Mamografia e PCCU são ofertados para mulheres do Conjunto Habitacional Macapaba

A ação é de iniciativa da Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular, em parceria com o Sesc Amapá.


Exames de PCCU e Mamografia são essenciais para a saúde da mulher. Pensando nisso, a Prefeitura de Macapá e Sesc Amapá estão ofertando os exames de forma gratuita. A ação está direcionada para as mulheres que residem no Conjunto Habitacional Macapaba.

“Há dois anos que eu não fazia o meu PCCU. Com a pandemia, ficou difícil sair de casa para realizar os exames. Então, essa ação veio em boa hora e o melhor de tudo é que eu fiz o exame sem precisar me deslocar para longe de casa”, disse a dona de casa Rosângela Cordeiro, de 42 anos.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp). “O nosso objetivo é facilitar o acesso ao serviço, pois muitas mulheres têm dificuldades financeiras para pagar o exame, além de falta de transporte para ir até o local. Então, trazer esses exames para dentro do Macapaba é fundamental para reforçar a importância do autocuidado”, pontua a secretária Rayssa Furlan.

Além de fazer a triagem e agendamento das mulheres, a Semmopp também está disponibilizando transporte para levá-las até a Unidade Básica de Saúde Congós, onde é realizado o exame de mamografia na Carreta da Saúde. “Eu nunca fiz o exame de mamografia e sei que é essencial para gente acompanhar nossa saúde. Eu não tenho transporte para vim até aqui na Ubs Congós e a equipe da prefeitura me trouxe para realizar meu primeiro exame”, conta Elizelene Rodrigues, moradora do Macapaba.

O enfermeiro do Sesc Amapá ressaltou a importância da realização dos exames periodicamente. “Temos no Estado um alto registro de casos de câncer de colo de útero e de mama. Os exames servem como prevenção desta doença, quanto mais cedo detectarmos, maiores são as chances de cura”, finaliza o profissional.


Deixe seu comentário


Publicidade