Cidades

Exames de ultrassonografia na Maternidade são exclusivos para

Normatização dos serviços



 

O Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) normatizou que os serviços como exame de ultrassonografia são procedimentos realizados exclusivo às mulheres que necessitam de assistência médica imediata ou que estejam em risco de morte ou sofrimento. Exames de ultrassonografia de rotina devem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde.

Segundo a direção do Hospital, é constante mulheres gestantes procurarem a maternidade para realização de exame de ultrassonografia de rotina e na maioria das vezes apenas com o propósito de descobrir o sexo do bebê. “Se formos atender estas usuárias saudáveis, iremos prejudicar o atendimento e pôr em risco a qualidade do serviço prestado a quem realmente precisa do atendimento oferecido na maternidade”, informou o diretor administrativo da HMML, Irad Macedo.

O atendimento de ultrassonografia do HMML é exclusivo para pacientes internadas, pacientes da Sala de Observação do setor de Pré-Parto e para gestantes que derem entrada na admissão e apresentam alto risco na gravidez.

“É importante que as gestantes entendam que a ultrassonografia de rotina deve ser realizada nas Unidades Básicas de Saúde. Na maternidade só serão atendidos casos urgentes como sangramentos e infecção urinária grave, pois o médico precisa do resultado do exame para definir a conduta médica e agilizar o atendimento”, explicou Irad.

Os exames de ultrassonografia no HMML são realizados por dois médicos ultrassonografistas no período da manhã e dois no período da tarde. À noite, feriados e fins de semana o médico fica de sobreaviso, sendo acionado a qualquer momento caso haja a necessidade de exame. Por dia são disponibilizadas 24 vagas, sendo 12 para de manhã e 12 à tarde, além dos casos que surgem de emergência.

Para realizar o exame as usuárias devem apresentar o cartão do SUS, juntamente com o documento de identificação e a requisição médica. O resultado do exame de ultrassonografia é entregue na mesma hora. Em média no HMML são realizados mais de 30 exames, chegando a mais de 700 atendimentos de ultrassom por mês.


Deixe seu comentário


Publicidade