Exército e governo lançam festival cultural sobre povos indígenas setentrionais
Evento conta com artesanato, serviços, exposições, feiras gastronômicas e apresentação de artistas locais

Douglas Lima
Editor
O Exército Brasileiro, em parceria com o governo do Amapá, lança o projeto ‘Festival e Feira Cultural dos Povos Indígenas do Amapá e do Norte do Pará’. O evento se dará nos dias 22 e 23 do presente mês, das 14h às 22h, na Toca da Onça. A feira tem em sua programação apresentações culturais, feira de artesanato, serviços sociais, exposição temporária, feira gastronômica e apresentações musicais de artistas locais.
A ideia para a feira, conforme informou o oficial de operações da 22a Brigada de Infantaria de Selva de Macapá, Major Celso Montenegro, no ‘Ponto de Encontro (Diário FM 90,9), veio como forma de valorizar a proximidade das forças armadas e povos originários, além de ressaltar a presença destes nas forças armadas do Brasil.
“Esse festival ocorre muito por causa disso, aqui no Amapá, nós temos contato com os povos originários, temos soldados indígenas, e nós queremos valorizar essa participação nas forças armadas e estar promovendo não só um evento do Exército, de operações, formatura, mas sim fazer mais um evento cultural”, informou o major Celso.
O major também disse que no passado houve iniciativa na parte de esporte e em 2023, o foco foi na parte cultural. Ainda segundo o militar, o Exército está sempre em contato com os povos originários do Oiapoque, onde há a Companhia Especial de Fronteira, Clevelândia do Norte, próximo das aldeias.
“Semana que vem faremos uma ação social numas dessas aldeias, faremos a visita, temos contato também com povos do Tumuc-Humac, então é uma constante o soldado indígena fazer parte do Exército, por isso estamos sempre em contato”, concluiu o major.
Deixe seu comentário
Publicidade
