Exército promoverá Webinário e Simpósio de Defesa e Proteção da Amazônia Oriental
Temática dos dois eventos, respectivamente em junho e outubro deste ano, será ‘A importância estratégica da foz do Amazonas’

O Comando Militar do Norte, por intermédio da 22ª Brigada de Infantaria de Selva realizará o primeiro Webinário e Simpósio de Defesa e Proteção da Amazônia Oriental, com a temática: ‘A importância estratégica da Foz do Amazonas’.
Os eventos ocorrerão nos dias 13 e 14 próximos, com a realização do Webinário, no auditório da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, na rua Mestre Júlio, bairro Alvorada, e 2 e 3 de outubro, com o Simpósio, no auditório da Unifap, tendo como parceiros o Governo do Estado do Amapá, Unifap e as escolas militares, da linha de ensino militar bélico. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site 22bdainfsl.eb.mil.br, até 8 de junho.
A Amazônia Oriental, especialmente a foz do Amazonas, apresenta características de relevância estratégica para o Brasil, com desafios na expressão militar para sua defesa e proteção e para o seu desenvolvimento socioeconômico. Neste cenário, o Webinário e o Simpósio buscam atrair a atenção da sociedade brasileira para a importância estratégica da região, impulsionando estudos científicos sobre o tema e o debate nas várias expressões do poder nacional.
O Webinário marcará a abertura dos estudos sobre a importância estratégica da foz do Amazonas, com palestras de professores doutores da Unifap sobre a construção da Fortaleza de São José de Macapá e da Base Aeronaval do Amapá. Na sequência, será abordada a temática da geopolítica regional e seu entorno estratégico, com palestrantes da Unifap e da Secretária de Relações Internacionais do Governo do Amapá.
Por fim, será lançado o edital do Simpósio, com a chamada para a submissão de artigos científicos. O objetivo é apresentar casos históricos que ressaltam a importância estratégica da foz do Amazonas; o cenário geopolítico que envolve a foz do Amazonas e sua importância estratégica para o Brasil, bem como incentivar a produção e a divulgação de conhecimento na área das ciências militares, história e relações internacionais, contribuindo para a integração do Exército Brasileiro com a sociedade e o fomento dos estudos em defesa e soberania sobre o tema Foz do Amazonas.
Palestrantes
13 de junho: Casos históricos: A importância da Fortaleza São José de Macapá para a defesa da foz do Amazonas – Professor Dr Paulo Marcelo Cambraia da Costa (Unifap); Casos históricos: A importância geopolítica da Base Aeronaval do Amapá no cenário da 2ª GM – Professor Dr Edinaldo Pinheiro Nunes Filho (Unifap).
14 de junho: O cenário geopolítico da foz do Amazonas e sua importância estratégica para o Brasil – Professor Dr Paulo Gustavo (Unifap; O cenário geopolítico da foz do Amazonas e sua importância estratégica para o Brasil – Secretário Lucas Abrahao (Secretário de Estado de Relações Internacionais – Amapá).
Deixe seu comentário
Publicidade


