Experiência de ecopontos para reaproveitar óleo de cozinha em Macapá é finalista em prêmio de sustentabilidade
Entre 88 iniciativas ecológicas na gestão, a de Lucas ficou entre as três finalistas do prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade na categoria “Planeta”.

A experiência da criação de “ecopontos” para recolhimento de óleo de cozinha, para produção de sabão, pode levar o amapaense Lucas Abrahão, de 28 anos, até a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, (COP 26), em Glasgow, no Reino Unido.
Entre 88 iniciativas ecológicas na gestão, a de Lucas ficou entre as três finalistas do prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade na categoria “Planeta”.
A iniciativa foi desenvolvida quando Abrahão esteve à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Macapá (Semdec), em cooperação com um grupo de trabalhadores autônomos da Praça Zagury, vendedores de batata frita.
O óleo usado pelos batateiros era recolhido semanalmente em recipientes instalados nas proximidades das vendas por uma empresa para fabricação de sabão e biodiesel. Uma parte do sabão produzido era doado a escolas e comunidade em geral.
Segundo Lucas Abrahão, a ação demonstrou ser possível evitar o descarte irregular do óleo, que pode causar uma série de problemas ambientais na cidade, e ao mesmo tempo gerar uma nova atividade econômica em sua reutilização. O projeto, atualmento suspenso, deve ser relançado ainda esse ano, segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
“O descarte irregular pode causar o entupimento de tubulações e impermeabilização do solo, evitando as drenagens das águas da chuva. Para se ter uma ideia, um litro de óleo pode contaminar 10 mil litros de água”, explicou.
Para vencer o prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade, o amapaense agora participará da etapa final, de votação popular. É o público quem escolherá, até o dia 13 de setembro, o melhor projeto que representará o Brasil na COP26. Para votar em qualquer uma das categorias, basta acessar o link: https://www.raps.org.br/premio-raps-votacao/
Deixe seu comentário
Publicidade

