Cidades

Extrativistas da Ilha Viçosa, em Chaves-PA, terão palestra de manejo de açaí e cooperativismos 

O presidente da Associação das Comunidades Tradicionais do Bailique (ACTB), Jeová Alves, que integra a Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas do Bailique (Amazobai), será o palestrante.


A experiência vivida por um grupo de extrativistas do Arquipélago do Bailique, que se uniu em forma de cooperativa, para fazer o manejo e explorar o açaí de forma adequada e lucrativa, será compartilhada nos dias 14 e 15 de abril nas comunidades dos rios Feliciano e Carás, na Ilha Viçosa, distrito de Chaves-PA.

O presidente da Associação das Comunidades Tradicionais do Bailique (ACTB), Jeová Alves, que integra a Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas do Bailique (Amazobai), será o palestrante. Ele vem a convite da enfermeira de Chaves, Rosi Dias, que percebeu que a iniciativa do Bailique pode também mudar a vida de outros extrativistas.

“Ele vem mostrar como o cooperativismos está mudando a vida dos ribeirinhos do Bailique, que aos poucos estão conseguindo acabar com a figura do atravessador, vendendo o produto diretamente ao fornecedor, e mostrar o caminho para exportar a fruta, seja in natura ou já beneficiada em forma de poupa”, destacou Rosi Dias.

A Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas do Bailique foi criada em 2017, conta com mais de 100 cooperados, conquistou ano passado o selo de qualidade, inaugurou em Macapá a Casa do Açaí e agora caminha para o mercado internacional.


Deixe seu comentário


Publicidade