Cidades

Fé, devoção e sacrifícios marcam o Círio de Nazaré em Macapá

Esquema de segurança funcionou perfeitamente. Estimativa é de que mais de 150 mil fiéis participaram da procissão


Juventude foi o tema central da procissão. Evento contou com segurança de mais de 800 militares

Fé, emoção, alegria e sacrifícios foram os sentimentos que prevaleceram durante a missa campal no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, zona sul de Macapá, neste domingo, 14. O evento deu início ao Círio de Nazaré, tradicional celebração religiosa que, neste ano, atraiu aproximadamente 150 mil pessoas, segundo a Diocese de Macapá, organizadora da procissão.

A romaria percorreu quatro quilômetros até a Igreja de São José, no Centro da capital amapaense. Militares do Corpo de Bombeiros (CBM/AP) e a Polícia Militar (PM/AP) garantiram a segurança dos participantes da celebração.

Em 2018, a peregrinação trouxe como forma de reflexão o tema “Com Maria, jovens sem medo, a serviço da justiça e da paz!”. Dessa forma, o objetivo é ampliar a proximidade entre Igreja Católica e a juventude. A missa campal foi celebrada pelo bispo de Macapá, Dom Pedro Conti. “Este ano, desejo um bem-vindo especial à nossa juventude. Vamos estar aqui com nossas preocupações, nossas questões, mas também com nossa confiança no Senhor e sob a proteção de Maria”, registrou o bispo.

O estudante Paulo Silva, 19 anos, acompanhou a procissão. Ele conta que se sente feliz com a escolha do tema. “É importante esse olhar sobre a juventude, porque somos nós que vamos manter essa tradição”, disse Paulo.

Participar do Círio é, para muitas pessoas, a oportunidade de agradecer pedidos atendidos por Nossa Senhora de Nazaré. É o caso do operador florestal João Paulo Costa, 33 anos, que trouxe nas mãos a maquete de uma casa com um carro na garagem. “Há dois anos eu vim ao Círio e pedi à Nossa Senhora de Nazaré que me ajudasse a conquistar minha casa e meu carro. Atualmente, eu consegui esses bens e estou aqui agradecendo. E faço questão de continuar participando nos próximos anos, porque sou devoto, tenho fé”, disse o romeiro emocionado.

O casal de autônomos Manoel Ramos, 28 anos, e Márcia Lima, 22 anos, foram ao Círio agradecer a saúde do filho, Breno Ramos, 2 anos, que participou da celebração vestido de anjo. Em 2017, o pequeno contraiu uma infeccão na garganta que se prolongou. Preocupado, o pai do bebê pediu ajuda à santa: prometeu levar a criança vestida de anjinho para a próxima edição do Círio, caso o menino fosse curado da infecção. Seu pedido foi atendido. “Meu filho hoje é um bebê saudável e muito ativo. Vir ao Círio é uma forma de agradecer, pois toda nossa família está muito feliz com a recuperação do Breno”, relatou o autônomo.

Segurança
A segurança dos participantes das festividades do Círio de Nazaré 2018 foi garantida por um efetivo composto por 821 militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Eles estiveram presentes no Círio Fluvial, na Transladação e nas principais ruas e avenidas do percurso da grande procissão deste domingo.

Entre os militares da Polícia Militar, estavam os 300 alunos a soldado, que participam do Curso de Formação, uma das etapas do concurso realizado pela instituição. A PM também atuou no pós-Círio, garantindo a dispersão dos fiéis de forma segura e ordeira.

Durante a procissão, o CBM/AP assegurou atendimento médico aos participantes em quatro postos no percurso do Círio. Além dos militares da PM e BM, o esquema de segurança também contou com servidores da Guarda Municipal de Macapá (GMM), Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Exército Brasileiro (EB).


Deixe seu comentário


Publicidade