Cidades

Federação Espírita anuncia presença em Macapá do palestrante que traduziu a Bíblia

Macapá será sede de um debate muito atual sobre o sentido da vida, um questionamento que atravessa os milênios para toda a humanidade


Cleber Barbosa
Da Redação

O promotor de Justiça Felipe Menezes, que é vice-presidente da Federação Espírita do Amapá, compareceu ao programa Café com Notícia da rádio Diário FM (90,9) desta terça-feira (28) para anunciar uma presença ilustre no Amapá no próximo dia 7 de fevereiro, o conferencista Haroldo Dutra Dias, um profundo conhecedor das escrituras antigas, tanto que já foi responsável por uma tradução literal do Novo Testamento da Bíblia.

Felipe Menezes explicou que Haroldo Dutra irá proferir uma palestra totalmente franca no Teatro das Bacabeiras, para a população em geral, mas terá um segunda agenda com a Federação Espírita – pois ele próprio professa a religião.


O famoso palestrante também é juiz de direito e fala fluentemente a língua aramaica – que era o dialeto que Jesus Cristo falava em seu tempo. “Na verdade ele fala o aramaico tanto o aramaico moderno como o aramaico antigo, de dois mil anos atrás, um conhecimento raríssimo que foi fundamental para que ele atuasse como cânone, que o permitiu traduzir sozinho as antigas escrituras”, sublinha Menezes.

Origens

O interessante disso tudo, segundo relata o promotor Felipe Menezes, é que todas as versões conhecidas da Bíblia Sagrada são tradução da tradução. Ele diz que a primeira Bíblia traduzida para o português veio de uma versão grega, mas a língua que Jesus e seus apóstolos falavam era o aramaico e que os livros originais da Bíblia também foram escritos assim. “Quando você faz uma tradução da tradução você acaba perdendo a essência de alguma frase, que pode não ter sido traduzida corretamente”, reforça.

Outra característica do currículo de Haroldo Dutra Dias é que ele também é teólogo, portanto um profundo conhecedor, com outras formações e cursos em Israel e outras partes do planeta, mas também respeitadíssimo com espírita, conhecido mundialmente e com um canal no YouTube muito famoso e seguido por milhares de pessoas.

O tema de sua palestra em Macapá será “Um sentido para a vida”, tema considerado mais que atual, apesar de ser um questionamento que remonta a origem do mundo, pois os primatas já indagavam a origem da vida, coisa que a humanidade até os dias atuais busca respostas para o sentido da vida. “Trata-se de uma busca milenar da filosofia, saber qual o sentido da vida, o que para muitos pode ser a família, para outros o amor, outros ainda o conhecimento, enfim, o que ele virá aqui nos dizer é o sentido espiritual para o viver, algo que está acima do pensamento meramente religioso”, conclui Felipe Menezes.


Deixe seu comentário


Publicidade