Cidades

Feira de Ciência e Engenharia encerra nesta sexta-feira

Feira conta com 75 projetos de pesquisas de estudantes do Amapá, Ceará, Minas Gerais e do México.


Estudantes pesquisadores de escolas públicas, privadas e federais do Amapá, além de universidades e faculdades locais, participam da VI Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap). Dos 100 projetos inscritos, 70 foram selecionados e estão em exposição na Feira que encerra nesta sexta-feira, 21. O evento é promovido pelo Estado do Amapá, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), e acontece no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá.

As iniciativas em exposição chamaram a atenção de quem foi prestigiar o primeiro dia de evento. Da Escola Estadual José do Patrocínio, localizada no Distrito de Fazendinha, surgiu a ideia de se criar um veículo controlado remotamente (ROV) para auxiliar na manutenção de médias e pequenas embarcações. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Leonardo dos Santos e Gerfeson da Costa, do primeiro ano do ensino médio. Tubos de PVC, cola quente, uma câmera especial e uma placa de Arduino foram usados na confecção de um mini submarino.

“Nossa ideia é que o ROV também auxilie os bombeiros, por exemplo, em buscas de vítimas em acidentes nos rios e lagos da Amazônia. É claro que, para usar nos rios da nossa região, é necessária uma câmera de melhor qualidade da que usamos no protótipo. Esperamos contribuir significativamente com esse projeto”, reforçou Leonardo.


A Feceap busca despertar nos jovens o interesse pela ciência, além de estimular a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. A programação é extensa com exposições de trabalhos sobre tecnologia, geologia, robótica, sustentabilidade, educação, entre outras áreas.

Da cidade de Sinaloa, no México, a jovem Navidad Camacho Ângulo desenvolveu o programa educacional “Mente Brilhantes”. Através de planos de aula com palestras e dinâmicas, o programa estimula a cultura de pensar aos jovens entre 12 e 15 anos de idade, que frequentam o ensino médio.
“Os temas discutidos nessas palestras são de grande importância para que nós, jovens, melhoremos nossa capacidade de analisar, compreender, planejar e agir assertivamente não só em sala de aula, mas fora dela também”, contou Navidad.
As ideias de Navidad Camacho, da dupla Leonardo e Gerfeson, e de outras dezenas de estudantes, estão concorrendo às 40 credenciais de participação em feiras afiliadas Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em outros Estados e fora do Brasil, que a Feceap 2018 irá distribuir aos melhores projetos. Os três primeiros lugares de cada modalidade também receberão medalhas.


“Os estudantes que estão hoje apresentando seus projetos na Feceap são jovens que, desde cedo, com o auxílio de seus professores, firmaram o compromisso de lutar por um futuro melhor através da ciência. É cada vez mais importante que nossas crianças tenham contato com a iniciação científica desde o ensino básico até o médio. Estão todos de parabéns”, destacou a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa.

Torneio Juvenil de Robótica (TJR)
Ainda como parte da programação da Feceap, aconteceu a etapa estadual do Torneio Juvenil de Robótica (TJR). Cinco equipes estão na disputa. Essa etapa é marcada por desafios que envolvem o estudo e o desenvolvimento da robótica. O público assistiu à atuação dos participantes nas categorias “Resgate do plano”, “Sumô”, ” Viagem ao Centro da Terra” e “Cabo de guerra”. Os vencedores garantiram classificação para a fase nacional, que vai acontecer em João Pessoa (PB).


Deixe seu comentário


Publicidade