Cidades

Feira de Ciências e Engenharia do Amapá acontece até sexta-feira (23)

O evento promove exposição de projetos científicos nacionais e internacionais. Os projetos vencedores de cada modalidade receberão premiação financeira


 

A manhã desta quarta-feira, 21, marcou o início da 10° Edição da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap) em cerimônia aberta na Secretaria de Estado da Educação (Seed), onde a Feira está sendo realizada esse ano.

 

A Feira encerra dia 23, sexta-feira, até lá a programação contará com 87 exposições de projetos científicos nacionais e internacionais, palestras relacionadas à inclusão na ciência e apresentações culturais.

 

A Feceap busca dar visibilidade às experiências de construção e formalização dos processos criativos de estudantes das escolas públicas e privadas, contribuindo com a propagação da ciência, tecnologia e inovação no Amapá.

 

Brenda Jenice, estudante protagonista da escola Elias Trajano, representou os estudantes durante a cerimônia de abertura e atentou para a importância de eventos como esse.

 

“É onde a gente vê que o construímos dentro de sala de aula pode sim virar realidade. Além disso, pode nos levar a outras feiras científicas dentro ou fora do nosso país”, apontou Brenda.

 

Uma novidade da 10ª edição da Feceap é que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica e Financeira que vai disponibilizar, ao todo, R$ 60 mil reais aos projetos vencedores de cada modalidade participante da Feira.

 

O secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, comemorou o termo de cooperação e sinalizou para uma possível continuidade da parceria. “Que a Setec possa estar sempre ao lado de eventos que contribuam com o avanço da ciência e tecnologia no estado. Me sinto grato pela parceria que firmamos aqui hoje”, disse Rafael.

 

As modalidades que concorrem na Feceap são: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio / Técnico / Profissionalizante, Educação Especial, Educação Jovens e Adultos e Ensino Superior.

 

Para finalizar a cerimônia de abertura, a secretária da pasta, Neurizete Nascimento, agradeceu a Setec pela cooperação e também o corpo pedagógico de cada instituição presente na Feira.

 

“A Feceap só existe porque dentro de cada escola tem um corpo pedagógico preocupado em implementar e oportunizar a participação e protagonismo dos estudantes em projetos científicos”, pontuou a secretária.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade