Cidades

Feira de Profissões ajuda estudantes na escolha da carreira profissonal

Dúvidas puderam ser dirimidas e estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as pretensas profissões


No Amapá, o evento é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec)

Despertar o interesse de estudantes do ensino médio para uma carreira futura é um dos objetivos da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece no Amapá de 16 a 21 de outubro. Para isso, a Universidade do Estado do Amapá (Ueap), promoveu nesta sexta-feira, 19, a Feira de Profissões. O objetivo desta programação, que seguiu até às 17h, foi apresentar os cursos ofertados, não só na Ueap, como também, de todas as instituições de ensino que estão participando da 15ª SNCT.

Segundo a pró-reitora de Extensão da Ueap, Luana Bittencourt, foi um momento para que os estudantes concluintes do ensino médio pudessem tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre as profissões. “É a oportunidade de eles visitarem os estandes para conhecer as potencialidades de cada profissão e tentarem se identificar com aquilo que buscam para o futuro”, ressaltou a pró-reitora.

Quem aproveitou a oportunidade foi Jeanderson Lobato, 18 anos, que cursa Técnico em Segurança do Trabalho, no distrito de Fazendinha, em Macapá. Ele se interessou por conhecer um pouco sobre as áreas de biologia, ciências naturais e química: “A gente às vezes sabe um pouco sobre o curso, mas precisamos nos aprofundar sobre tudo para sabermos se realmente é isso que queremos para o futuro. E aqui eu pude descobrir mais sobre eles. Isso vai me ajudar a decidir qual área vou seguir”.

Outro estudante que visitou a Feira foi Juliano Marinho, 17 anos. Apesar de já ter decidido a profissão que quer seguir, ele considerou importante o evento para conhecer outras áreas. “Muito interessante conhecer o que essas profissões oferecem para o estudante e, o que isso poderá contribuir para o futuro do nosso Estado”, avaliou.

De acordo com pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ueap, Brígida Ticiane da Silva, além de apresentar as profissões para os estudantes do ensino médio, a Feira foi o momento para que 230 acadêmicos da Ueap e da Universidade Federal do Amapá (Unifap), pudessem apresentar suas pesquisas científicas que foram realizadas durante um ano.

“São pesquisas relacionadas às áreas de ciências agrárias e exatas, humanas, engenharia, letras, artes e educação, entre outras, orientadas por professores das duas instituições e, que nesta oportunidade, são avaliadas por seis avaliadores de fora do estado”, destacou Brígida Ticiane. O primeiro lugar geral e o primeiro colocado de cada área receberão certificados.

15ª SNCT
A 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O objetivo é dar destaque à produção científica no Brasil, envolvendo instituições públicas e particulares de ensino e pesquisa de todo o país com temáticas diferentes em cada edição. O tema de 2018 é tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”.
No Amapá, o evento é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) que mobiliza instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa para apresentar seus projetos e/ou produções científicas e tecnológicas.


Deixe seu comentário


Publicidade