Cidades

Ferramentas digitais e recursos Google inovam o ensino público em escolas municipais de Macapá

Kits serão usados por mais de 34 mil estudantes macapaenses e são resultado de investimento de R$ 1,3 milhão, pago com verbas do tesouro municipal e do Fundeb.


A Prefeitura de Macapá vai levar para as salas de aula das escolas municipais diversas ferramentas interativas que possibilitarão uma melhor didática no ensino, com destaque à matemática. A inovação educacional acontece com o programa Edutech Amazon, executado pela Inteceleri, que é composto por frentes que abordam a inclusão tecnológica-digital, matemática e realidade virtual.

As ferramentas são fruto de contrato com a empresa paraense Inovações Tecnológicas de Impacto na Educação (Inteceleri), no valor de R$ 1,3 milhão, pago com verbas do tesouro municipal e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

As ferramentas Google Workspace fazem parte de um pacote de recursos que facilitam e maximizam as formas de acesso à informação, ensino e tecnologia fornecendo as mais variadas maneiras de solucionar questões usando o ambiente digital.

O Matematicando, que é composto de material didático com aplicativo concentra a didática do universo de exatas de forma virtual. Já o MiritiBoard VR, é um óculos de realidade virtual feito com a árvore do miriti e com selo de qualidade Google For Education.

Além disso, também será realizada a olimpíada de matemática para todos os estudantes do ensino fundamental, envolvendo alunos do 1º ao 5º ano.

Programa Edutech Amazon
Executado pela Inteceleri, o programa traz para a sala de aula o lúdico, a tecnologia e estratégias de ensino baseadas em conceitos neurolinguísticos. Como resultado da aplicação dessa metodologia, centenas de escolas em todo o país têm avançado no aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em matemática. Hoje já são mais de 11 cidades em 5 estados atendidas pelo projeto, entre elas, o município de Frecherinha no Ceará, que possui um dos maiores índices do Ideb em matemática em todo o Brasil.

 

Ferramentas para estudantes e professores
Os 34 mil estudantes da rede municipal de ensino, bem como seus professores, terão acesso às ferramentas do Google Workspace – mais de 20 aplicativos essenciais para educação, armazenamento em nuvem, videoconferências ilimitadas, dentre outras facilidades. Todos os professores serão capacitados para a utilização das novas ferramentas.

O programa também ofertará aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental livros didáticos que trabalham questões matemáticas de maneira divertida. Os livros recebem o nome de Matematicando e também podem ser acessados de maneira virtual, por meio de um aplicativo próprio, com jogos e conteúdos atrativos envolvendo resoluções de problemas matemáticos.

Outro produto que deve ser disponibilizado aos estudantes do 5º ano do município é o óculos de realidade virtual MiritiBoard VR. O equipamento possibilita a imersão do estudante em diferentes ambientes virtuais do mundo. O produto é sustentável e possui formas geométricas regulares, o que permite aos professores ensinar conteúdos de Geometria, em conjunto com a plataforma Google Expedition. Através dele, assuntos de ciências e outras disciplinas também podem ser estudados.


Deixe seu comentário


Publicidade