Cidades

Festa de São Tiago em Mazagão Velho registra público recorde

Segundo o titular da Secult Dílson Borges, a 240ª edição do evento tem previsão de 50 mil participantes neste ano


O titular da secretaria de estado da Cultura (Secult) Dílson Borges afirmou na manhã desta terça-feira (18) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9) que a Festa de São Tiago, em Mazagão Velho, que entra em seu terceiro dia, já está até mesmo superando as expectativas de público. A abertura oficial ocorreu no último domingo e a programação prossegue até o dia 28, com seu ápice no dia 25 com a encenação da batalha entre mouros e cristãos. Sendo Dílson Borges, a previsão é que cerca de 50 mil pessoas participem das festividades.

“São 12 dias de festejos religiosos e culturais, tudo muito bem preparado, muito bem organizado. Naturalmente que mesmo antes do inicio da festa, após a inauguração ponte, asfaltamento até da rodovia até Mazagão Velho já era grande o fluxo de pessoas e veículos, porque não se trata só de ir a festa, mas também fazer um passeio para desfrutar de todo aquele verdadeiro paraíso, com muitas atrações naturais que proporcionam um lazer indescritível; fizemos uma vistoria ontem junto com as equipes de segurança juntamente com o prefeito Dudão e constatamos que essa está sendo a maior Festa de São Tiago de todos os tempos”, analisou.

Para Dílson Borges o município está preparado e bem estruturado para receber os visitantes: “A expectativa é de que no mínimo dobre o publico do ano passado, que prevemos entre 30 e 50 mil pessoas, porque hoje é a maior festa do Amapá, tanto que já não se fala tanto no Festival do Camarão no Afuá (PA); a prefeitura, o município como um todo preparado para receber os visitantes; muita gente não ia à festa por causa da longa espera na balsa, que no ano passado era de seis, sete horas, causando um transtorno muito grande, mas graças a Deus este ano com a conclusão da ponte sobre o Rio Matapí e o asfaltamento até Mazagão Velho esse problema não existe mais”.

Pergunta se há hotéis suficientes para atender a demanda, Dílson Borges respondeu que hás no município alguns hotéis, mas revelou que já há conversas com a iniciativa privada para a construção de algumas pousadas bem estruturada em Mazagão Velho para que o setor de turismo seja alavancado:

– Mazagão não é só a Festa de São Tiago, porque é um município turístico, e Mazagão Velho é uma vila bucólica, pacata, bonita, com uma população aconchegante, com uma culinária diversificada, possui o melhor camarão e o melhor açaí, e com uma população preparada para receber muito bem os visitantes. E agora por ocasião da Festa temos uma programação muito extensa e de qualidade, porque das atrações tradicionais do evento são mais de 30 artistas que estão se apresentando, e com um diferencial: todos recebendo seus cachês ao subir ao palco, que é exigência do governador, com tudo registrado por imagens e áudios para amparar a prestação de contas – finalizou o secretário.


Deixe seu comentário


Publicidade