Cidades

Festa de São Tiago terá venda de pescado e degustação de filé de peixes do mar

Ação vai contar, ainda, com a exposição de artesanato feito com escamas de peixes por alunos do Centro de Educação Profissional Maria Salomé.


Quem for prestigiar as festividades de São Tiago que acontecem de 16 a 28 de julho na Vila de Mazagão Velho, no município de Mazagão, poderá fazer a degustação de pescado de água salgada a preço popular. A iniciativa é da Agência de Pesca do Amapá (Pescap) – pelo Programa Peixe Popular – que estará presente no evento, assim como outros órgãos do governo do estado.

 

Haverá também exposição de biojoias feitas com escama de peixes e peças de roupas confeccionadas com curtimento de couro de peixe. Os materiais foram produzidos por alunos do Centro de Educação Profissional Professora Maria Salomé Gomes Soares, pertencente ao governo do estado e localizado no Distrito Industrial no município de Santana. O objetivo é incentivar a comercialização das peças.

 

De acordo com o diretor-presidente da Pescap, Edson França, serão aproximadamente 10 toneladas de pescado que serão disponibilizadas durante o período, para comercialização no tradicional evento que chega à sua 241ª edição em 2018.

As espécies que serão comercializadas serão tambaqui, pirapitinga, pescada gó, uritinga, cará-açú e está sendo viabilizada a possibilidade de levar dourada para ser vendida no local. Os preços serão abaixo de 12 reais o quilo. Já na degustação, será servida a porção de filé ao preço de 7 reais das espécies corvina, pirapitinga, tambaqui e dourada, além de outras espécies de água salgada.

 

“Esperamos que esta ação tenha o mesmo sucesso que a realizada no Dia do Pescador, em Macapá”, frisou Edson França, referindo-se ao evento na Praça da Caixa d’Água no bairro Buritizal, onde ocorreu a primeira experiência de degustação de peixes do mar pelo Programa Peixe Popular.

 

Ailton Leite
Fotos: Maksuel Martins/Secom

 


Deixe seu comentário


Publicidade