Cidades

Festival do Milho promete aquecer a economia de Porto Grande

Evento, que iniciou nesta quinta, prossegue até a madrugada de segunda-feira, com shows artísticos e culturais e gastronomia tendo como ingrediente principal o milho


O presidente da Associação Fruto Cultural do Amapá (Asfecult), Gregório Dias, afirmou na manhã desta quinta-feira (08) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), que a edição deste ano do Festival do Milho, que prossegue até a madrugada da próxima segunda-feira, deverá ter público recorde, com variada gastronomia tendo como principal ingrediente o milho, além de shows artísticos e culturais.

“Preparamos a programação do Festival do Milho com muito carinho, e vamos realizar um belíssimo evento, com geração emprego e renda, garantindo ao povo de Porto Grande mais uma oportunidade fazer fortalecer os seus negócios e ganhar dinheiro, inclusive vamos ter também o programa Peixe Vivo graças ao apoio da Pescap e do Rurap, além da escolha da Rainha do Milho e shows artísticos e culturais; vamos ter uma programação muito rica e diversificada para atender a todos os gostos”, prometeu.

 
Público previsto de 15 mil pessoas
Localizada a 102 km de Macapá, a cidade de Porto Grande, localizada a 102 km de Macapá, está sendo palco de mais uma edição do Festival do Milho, que ocorre até o dia 11 deste mês. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 15 mil pessoas participem do evento que tem como principal atração as iguarias derivadas do milho como bolo, pamonha e mingau, que serão comercializadas por produtores locais, fortalecendo a agricultura e a economia da região. O evento é realizado pela Asfecult em parceria com o Governo do Amapá – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – e Prefeitura de Porto Grande.

O público do Festival do Milho poderá assistir a shows musicais como as bandas Babilônia, Amigos da Toada e do cantor Adail Junior, além de apresentações de marabaixo. Haverá ainda seleção da Rainha do Milho e uma programação voltada para o público evangélico, entre outras atrações.

Conforme explicou o presidente da Asfecult, Gregório Dias, o Festival do Milho é uma forma de valorizar a produção e comercialização do segundo grão mais exportado do Amapá, ficando atrás apenas da soja. “Ainda há muito espaço para o crescimento da produção de milho no Amapá. Por meio desse evento queremos estimular esse potencial”, afirma Dias, destacando que Porto Grande é um dos polos de produção do grão no Estado, por isso o município é sede do evento.

Segundo Gregório Dias, o Festival gera emprego e renda e beneficia principalmente os agricultores e pequenos produtores da cidade, que participaram de uma capacitação para atuar no evento: “Além da capacitação que receberam antes do evento, durante o festival os produtores têm acesso à informações sobre programas governamentais e políticas públicas voltadas para o setor”.
Ouvido pela reportagem do Diário do Amapá, o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Hélio Dantas, disse que o festival é muito importante, porque tem como principal objetivo estimular a produção de milho e a economia local: “Os agricultores têm a oportunidade de comercializar seus produtos durante o evento e a renda que eles arrecadarem certamente vai gerar melhorias para suas famílias, além de beneficiar o município como um todo, uma vez que outros serviços são ofertados, movimentando segmentos vários segmentos, como, por exemplo, a rede hoteleira.
 

Programação
Além das atrações da quinta-feira (08), com ministrações feitas com pastores do município, apresentação de cantores golpel locais, da Banda gospel do Porto Grande e da Banda Patmos, seguida de shows com DJs, a programação prevê para sábado (10), apresentação de grupos de toada e dança e escolha da Rainha do Milho, seguida de shows com a Banda Babilônia e Rodrigo Alves ex-Bonde do Forró.

A programação inicia às 18h em todos os dias do evento, com exceção da Corrida do Milho, que acontecerá às 16h, com saída da Linha A até o balneário de Porto Grande. Após, haverá apresentação de Marabaixo seguida de som mecânico e apresentações de DJs.

Deixe seu comentário


Publicidade