Fim de ano: Amapá tem alta de casos de gripe e hospitais lotados
Como as pessoas aglomeraram mais no fim do ano de 2021, a busca por unidades de saúde nos últimos dias está intensa.

Railana Pantoja
Da Redação
A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP) acompanha com preocupação a alta de casos de síndrome gripal no estado. Devido ao período de chuvas e às festas de fim de ano, casos de gripe (Influenza) e Covid-19 (Coronavírus) estão se disseminando rapidamente, resultando na lotação de hospitais públicos e privados.
“De fato estamos tendo esse agravamento por causa da gripe, os exames são feitos e o diagnóstico geralmente está descartando coronavírus e confirmando influenza. Estamos num período sazonal, é comum este aumento, mesmo com boa cobertura de vacinação. Importante ressaltar que não temos óbitos por gripe, e isso está diretamente ligado à vacinação”, avaliou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS/AP.
Segundo o superintendente, a maioria dos casos positivos de gripe e de Covid é tratado em casa, sem a necessidade de internação. No entanto, como as pessoas aglomeraram mais no fim do ano de 2021, a busca por unidades de saúde nos últimos dias está intensa.
“Tudo aquilo que é vírus se espalha facilmente, por isso recomendamos que as pessoas sintomáticas se isolem. Nós estamos desde 2020 enfrentando essa pandemia, ainda não vencemos e precisamos da ajuda mútua. Vamos usar máscara, nos higienizar e evitar aglomeração, isso ajuda a evitar a disseminação de síndromes gripais”, orientou Dorinaldo.
Caso a pessoa apresente algum sintoma gripal é importante buscar a primeira ajuda na Unidade Básica de Saúde (UBS) e evitar a automedicação. “Dependendo do caso, a pessoa pode ser encaminhada para se tratar em casa ou para unidades de saúde do estado, que atendem caso mais graves”, finalizou o superintendente.
Deixe seu comentário
Publicidade
