Cidades

“Foi por uma boa causa”, diz superintendente da CEA sobre desligamento

Conseguido pelo senador Lucas Barreto (PSD/AP), terceiro transformador garantirá estabilidade e melhoria no fornecimento. Implantação do equipamento foi concluída na manhã deste sábado.

Compartilhe:

Cleber Barbosa
da Redação

Foi implantado na manhã deste sábado (1°), um terceiro transformador na Subestação Macapá II, responsável em atender a Zona Norte de Macapá. Para a interligação da nova unidade foi necessário interromper o fornecimento de energia para a maior parte dos bairros daquela parte da cidade, em pleno feriado do Dia do Trabalho. “Mas foi por pouco tempo e uma boa causa”, disse o superintendente de Meio Ambiente da CEA, José Maria Oliveira, que disse ter sido uma interrupção breve, de cerca de meia hora.

Falando ao portal, Oliveira explicou, por telefone, que esse terceiro transformador foi conseguido para o estado através de uma articulação do senador Lucas Barreto (PSD/AP) ainda durante o apagão de 2020, quando tratou do tema com o diretor de operações da Eletronorte, Antônio Padawill.

Segundo a estatal de energia, este equipamento de grande porte tem potência de 30 MVA e ajudará na estabilidade e na melhoria do fornecimento de energia nesta região da capital amapaense.

Com este reforço, a capacidade de atendimento da Subestação passa de 60 para 90 megawatts.

Reforço 

O diretor de engenharia, Hilton Rogério, destaca que este trabalho é parte de um planejamento em que estão inclusos a manutenção dos alimentadores que distribuem a energia para os bairros e os serviços de manutenção na rede elétrica, como a retirada de vegetação em pontos críticos. “O aumento de carga na Subestação Macapá II proporciona segurança na operação e evita situações de queda e instabilidade no fornecimento que ocorrem principalmente no período do verão em nosso estado em razões dos altos picos de consumo”, declarou.

As equipes trabalharam ao longo da semana na implantação do transformador, sendo que a etapa final foi concluída neste sábado. Devido a esta operação, o fornecimento de energia foi suspenso de 6h às 6h30 em toda Zona Norte, com exceção dos bairros Amazonas, Macapaba I e II, Loteamentos Terra Nova, Bella Vista e Tropical.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *