Cidades

Força-tarefa averigua mortandade de peixes em Pedra Branca do Amapari

Equipe é composta pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Prefeitura de Pedra Branca e outros órgãos estaduais.


Railana Pantoja
Da Redação

Moradores da comunidade do rio Chivete, braço do rio Amapari, em Pedra Branca, relataram neste domingo (28) à prefeitura municipal que encontraram diversos cardumes de peixes mortos no rio. A cena, inclusive, foi registrada pelos ribeirinhos.

Segundo a Prefeitura, assim que recebeu a denúncia, equipes das secretarias de Meio Ambiente e Assistência Social se deslocaram para a região afetada e constataram a veracidade do problema ambiental.

Ainda não se sabe o que causou a mortandade dos animais, mas, amostras da água foram colhidas para serem analisadas em Macapá e em Belém (PA). Por ser uma comunidade que vive basicamente da pesca e consome a água do próprio rio, a prefeitura recomendou que os ribeirinhos não consumam o produto e está distribuindo água mineral enquanto a água do rio Chivete encontra-se imprópria.

Além disso, o município informou que houve a suspensão do fornecimento de água em toda a cidade de Pedra Branca do Amapari. A distribuição tem sido feita por carros-pipa, que retiram a água de um poço artesiano para a população utilizar em suas residências.

Uma força-tarefa foi montada na manhã desta segunda-feira (29) por agentes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Prefeitura de Pedra Branca e outros órgãos estaduais.


Deixe seu comentário


Publicidade