Cidades

Força-tarefa leva vacinas contra a covid-19 para mais de 7,6 mil indígenas

Ação do Governo do Amapá, Dsei e Funai vai imunizar indígenas de Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e do Parque do Tumucumaque.


O Governo do Amapá enviou na manhã desta sexta, 22, 7.616 doses da vacina CoronaVac para imunização de indígenas nos municípios de Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e também do Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque. A ação é uma parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), que formaram uma força- tarefa com a missão de imunizar os milhares de indígenas contra a covid-19.

As vacinas foram transportadas por aeronaves, alcançando as localidades mais isoladas, assim como as sedes dos municípios. Serão vacinados indígenas com mais de 18 anos, iniciando por aldeias de Oiapoque.

A força-tarefa envolve mais de 200 profissionais, sendo que o Governo do Estado disponibilizou enfermeiros e técnicos em enfermagem capacitados para desenvolver esse trabalho.  Eles ficarão responsáveis pela aplicação das doses e também pelos dados de identificação dos indígenas. O preenchimento do formulário com essas informações exigido pelo Ministério da Saúde será realizado durante a ação para garantir controle e transparência.

“Alcançaremos todos os indígenas maiores de 18 anos. A vacinação será executada por profissionais capacitados chegando em todas as aldeias do Estado, iniciaremos pela região do Oiapoque, mas será estendido para todo Estado inclusive a região do parque do Tumucumaque”, afirmou o coordenador do Dsei Amapá e Norte do Pará, Roberto Wagner Bernardes.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realizou toda a logística e condicionamento das vacinas e forneceu mosquiteiros impregnados de inseticida para os vacinadores, mantendo-os protegidos contra doenças transmitidas por vetores, como malária.

“Recebemos 16 mil doses do Ministério da Saúde, destinados para o público indígena. Desde o início, armazenamos as doses nas condições ideais pra para chegar no transporte aéreo e atingir o público-alvo dentro das aldeias indígenas”, afirmou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.

Além das aldeias situadas nas áreas de difícil acesso, 350 indígenas que moram em Macapá foram mapeados e também serão priorizados na campanha. De acordo com a Dsei, a busca ativa para a vacinação in loco será realizada nas casas de apoio das associações de representações indígenas e também nas residências particulares.

As 16 mil doses destinadas pelo Ministério da Saúde à população indígena do Amapá, estão sendo enviadas nesta remessa 7.616 frascos para a 1ª dose do imunizante. A CoronaVac é aplicada em duas doses.

Em 28 dias, outras 7.616 serão enviadas para a 2ª dose. Outras 768 doses são a reserva técnica de 5% do lote – procedimento recomendado pelo Ministério da Saúde para uso em caso de perdas de doses que podem vir a ocorrer durante transporte e manuseio da vacina ou para acudir qualquer ente da federação que precise de atendimento emergencial.


Deixe seu comentário


Publicidade