Cidades

Força tarefa retomará obras paralisadas do Hcal e UPA da Zona

A decisão de retomar os dois empreendimentos foi tomada em reunião com a Sesa



 

A decisão de retomar os dois empreendimentos foi tomada em reunião com a Sesa, empreiteiras contratadas pelo BNDES e outros órgãos de Governo envolvidos no investimento.

O governo e as empresas licitadas para ampliar o maior hospital do Estado e edificar uma unidade de urgência para atender toda a zona sul de Macapá vão unir forças para a conclusão das obras – que estão paralisadas desde a última gestão.

A decisão de retomar os dois empreendimentos foi tomada nesta sexta-feira, 30, quando o secretário de Estado da Saúde, Pedro Leite, coordenou um encontro que reuniu representantes das empreiteiras, da empresa contratada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) para a fiscalização das obras e gestores outros órgãos de Governo envolvidos no investimento.

A reunião resultou na formação de uma força-tarefa para solucionar todos os entraves burocráticos e técnicos para a conclusão do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul.

As empresas informaram que os projetos não tiveram continuidade porque ficaram emperrados em processos burocráticos dentro do governo, durante a gestão passada. Foram encontradas várias inconsistências no andamento da estrutura física e documentação das obras.

No caso do HCAL, cujos recursos são do BNDES e de emenda parlamentar, a gestão anterior reteve os projetos executivos durante cinco meses e só os entregou no final de dezembro de 2014. “Devido ao uso de recursos federais e das inconsistências encontradas, as obras ficaram paralisadas, para reconhecimento de dívidas”, salientou Pedro Leite.

Representantes da empresa STCP Engenharia de Projetos, contratada pelo BNDES para dar apoio técnico e fiscalizar a obra de reforma e ampliação do HCAL, encontraram disparidades nos valores discriminados pelo governo do estado para a obra.


Deixe seu comentário


Publicidade